Home » Seu Lar » Saúde » Infarto e Ataque Cardíaco São a Mesma Coisa?

Infarto e Ataque Cardíaco São a Mesma Coisa?

28/08/2012 01h14m. Atualizado em 27/08/2012 15h19m por:

 

infarto e ataque cardiaco 2O infarto é igual ataque cardíaco? Por que acontece sem aviso prévio? Em que circunstâncias é fatal? É verdade que nos indivíduos mais jovens o infarto normalmente é fatal? Ataque cardíaco é um termo amplo. Significa um mal súbito cardíaco que, normalmente, é causado pelo infarto do miocárdio. O infarto do miocárdio é a morte de uma parte do músculo cardíaco. O coração é um órgão muscular oco que tem a função de bombear o sangue para todo o corpo. O músculo do coração recebe oxigênio e nutrientes através das artérias coronárias. Quando uma dessas artérias se oclui (entope), por gordura ou por um coágulo, parte do músculo não recebe oxigênio e morre, ocasionando o infarto do miocárdio.

O infarto pode ser desde imperceptível ou manifestar-se como uma dor comprimida no centro do peito, podendo ou não se irradiar para os membros superiores, acompanhada de sudorese e um mal-estar intenso. Algumas vezes, os sintomas podem ser pouco característicos como, por exemplo, náuseas, mal-estar indefinido e dor no abdômen ou nas costas, podendo o paciente, nesses casos, não perceber que se trata de um infarto, o que impossibilita assim, o diagnóstico do infarto na sua fase aguda. A gravidade do infarto depende de sua extensão. Quanto maior a área de infarto, pior é o prognóstico, pois diminui a capacidade do coração em bombear o sangue para todo o corpo, caracterizando-se, dessa forma uma insuficiência cardíaca.

Infarto em Mais Jovens?

Apesar da crença de que o infarto em indivíduos jovens seja mais grave, as estatísticas mundiais mostram o contrário. Normalmente, o idoso tem doença mais difusa (espalhada) nas coronárias do que o indivíduo jovem, o que faz com que o infarto tenha maior gravidade.

Aaterosclerose é a doença que, normalmente, atinge as artérias coronárias pelo depósito de gordura em seu interior. A aterosclerose coronária é uma doença lenta e progressiva, sendo que sua primeira manifestação pode ser desde angina (dor no peito) – até infarto do miocârdio ou morte súbita.

infarto e ataque cardiaco

Diferença Infarto e Ataque Cardíaco

O infarto do miocárdio ocorre com maior freqüência nas primeiras horas da manhã, entre 5 e 8 horas, momento em que o corpo começa a se preparar para acordar. Nessa ocasião ocorre um aumento da freqüência cardíaca, da pressão arterial e da adesividade plaquetária, podendo levar ao infarto os indivíduos propensos.

Previnir o Infarto e Ataque Cardíaco

Por essa razão, os exercícios realizados pela manhã oferecem maior risco do que os feitos ao final da tarde ou à noite em indivíduos que não se submeteram a uma avaliação cardiológica. Caso o infarto ocorra durante a atividade física, a possibilidade de uma evolução mais séria é maior. De toda forma, o exercício, independentemente da hora em que é feito, deverá ser sempre precedido de uma avaliação realizada pelo médico cardiologista.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *