inss autonomoTodo trabalhador autônomo deve recolher o INSS normalmente. Os benefícios do INSS não são apenas para trabalhadores com carteira assinada, os autônomos e empresários também podem usufruir deste direito, se inscrevendo no plano da previdência social do governo, o INSS Autonômo como contribuintes individuais, garantindo assim, aposentadoria e benefícios como auxílio-doença e auxílio-acidente.

Quem não tem PIS/PASEP ou NIT, quem exerce atividades desde 29/11/99 e quem deseja se filiar como segurado facultativo, podem se inscrever como contribuinte individual.

INSS Autônomo Tabela, valores

A consulta e pagamento do INSS autônomo pode ser realizada pela internet

Vantagens do INSS para autonômo

As vantagens para os autônomos são: aposentadoria por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição; os auxílios são os de doença, reclusão ou acidente, também podendo ter os benefícios por pensão por morte e salário maternidade. Para você que é funcionário público acesso o Siapenet para conferir os beneficios que são um pouco diferentes.

INSS Autônomo Tabela, valores4

INSS Autônomo

Inscrições para o INSS

As inscrições para INSS autônomo deverão ser feitas em qualquer agência da Previdência Social, nos quiosques de auto-atendimento da Previdência Social, nas Unidades Móveis da Previdência Social, pelo telefone da Previdência Social, no número 0800-780-191 ou pela Internet no site da Previdência INSS.

INSS Autônomo Tabela, valores2

Guia do GPS para pagamento de INSS Autônomo

Nos cadastro no Inss Autonômo, você deverá fornecer nome completo, sexo, data de nascimento, nome completo da mãe, grau de instrução, carteira de identidade, título de eleitor, certidão de nascimento, nacionalidade, naturalidade, CTPS, CPF, registro civil, tipo de contribuinte, código de ocupação, CEP, logradouro, número, bairro, UF, município, e-mail e telefone. Para mais informações, acesse o site DataPrev da Previdência Social.

INSS Autônomo Tabela, valores3

Profissionais autônomos

Tabela de INSS na TV:

No vídeo abaixo a obrigação de recolher o INSS autônomo no Brasil.

Aprendeu como declarar INSS Autônomo? Comente em caso de dúvidas!