INSS: Previdência Social, Tabela e BenefíciosAprenda sobre o  INSS: Instituto Nacional do Seguro Social como tabelas, auxílio, pensão e aposentadoria. O INSS é um orgão responsável pelo pagamento da aposentadoria,auxílio-acidente,pensão por morte, auxílio-doença entre outros benefícios dentro da lei. O INSS trabalha juntamente com a Dataprev, empresa de tecnologia que se encarrega do processamento de todos os dados da Previdência.

O desconto do INSS é feito na folha de pagamento mensalmente, existe um limite de desconto do INSS, quando o funcionário tem um salário superior ao limite de contribuição, é descontado um valor estabelecido, que é chamam de teto.

Existe uma porcentagem de desconto podendo variar com o salário de cada trabalhador. As leis previdenciárias estão sempre sofrendo alterações, esse ano de 2009,temos a tabela abaixo:

INSS Benefícios Previdenciários

Aposentadoria por idade – direito para trabalhadores urbanos do sexo masculino aos 65 anos e do sexo feminino aos 60 anos de idade. Trabalhadores rurais pode requerer a aposentadoria aos 60 anos para homens e 55 anos para mulheres, 5 anos a menos. Para pedir o benefício, os trabalhadores precisam ter 180 contribuições mensais e os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de trabalho rural (MPAS).

Aposentadoria por invalidez: É um benefício aos trabalhadores que sofreram acidentes ou estão doentes, passam pela perícia médica da Previdência Social e são considerados incapazes de atuar em suas atividades ou outro tipo de serviço para seu sustento(MPAS).

Aposentadoria pelo tempo de (contribuição).

– Aposentadoria especial: é concedido aos trabalhadores que por ventura coloca sua saúde em exposição , exemplo:agentes físicos, químicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais por um período de (15, 20 ou 25 anos), devendo ser comprovado.

INSS: Previdência Social, Tabela e Benefícios 2

Tabela e Benefícios do INSS: Previdência Social

INSS Auxílio

– Auxílio-doença: benefício concedido ao trabalhador impossibilitado de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias seguidos. Para trabalhadores que possuem carteira assinada, os primeiros 15 dias o empregador paga e a Previdência Social começa a partir do 16º dia.se for um contribuinte individual a previdência arca com todo período da doença ou acidente. Para que o contribuinte entre com o pedido, ele terá que ter contribuido no minimo 12 meses. Sendo que, esse prazo não necessita em caso de acidente de qualquer natureza (fora ou dentro do trabalho). Para que haja concessão de auxílio-doença há a necessidade de comprovar a incapacidade por exame feito pela perícia médica da Previdência Social (MPAS).

– Auxílio-acidente: Esse direito é para todo o empregado, o que trabalha avulso e o segurado especial. Sendo que o empregado doméstico, aquele que contribue individualmente e o facultativo não recebem o benefício (MPAS).

– Auxílio-reclusão: são para os dependentes do segurado que estiver em reclusão por qualquer motivo, vão ter o direito de receber esse benefício durante todo o período que estiver preso.

INSS: Previdência Social, Tabela e Benefícios 5

Pensão do INSS

– Pensão por morte: Esse benefício vai para família do trabalhador em óbito. Para conceder a pensão por morte não haverá tempo mínimo de contribuição.

– Salário-maternidade: devido ao parto é concedido 120 dias de afastamento do serviço, esse beneficio hoje também atende as mães adotivas.

– Salário-família: É pago a funcionários com salário mensal de até R$ R$ 710,08 auxiliando no sustento dos filhos de até 14 anos incompletos ou inválidos.

Muitas pessoas que não têm condições financeiras de contribuir para a Previdência Social, pode beneficiar pelo amparo assistencial dos idosos a partir de 65 anos de cidade.