Home » Arquitetura » Elétrica » 4 dicas para instalar aquecedor doméstico a gás e distâncias mínimas

4 dicas para instalar aquecedor doméstico a gás e distâncias mínimas

4 super dicas de como instalar um aquecedor à gás e suas distâncias mínimas, além de pontos importantes para segurança e cuidados com seu aquecedor de água a gás.

26/02/2013 10h33m. Atualizado em 21/08/2015 14h55m por:

 

O aquecedor doméstico a gás é um aparelho que trás muitas vantagens para nosso dia a dia, principalmente para quem deseja economizar na conta de energia elétrica no final do mês. Outra vantagem com relação ao aquecedor a gás é que a água aquecida pode ser usada para um gostoso banho de ducha, onde você regula a temperatura da água entre uma mistura de água aquecida e fria, deixando o banho muito mais gostoso.

E você também pode usar a água aquecida para lavar louça, lavar roupas, limpar o chão da casa, dar banho no seu animalzinho de estimação, entre outras coisas.

Antes instalação do aquecedor a gás

Antes da instalação de seu aquecedor a gás, é importante que você saiba que existem basicamente dois modelos à venda no mercado, e a escolha vai depender de sua necessidade diária de uso.

instalar aquecedor a gas-01

Diagrama de instalação do aquecedor solar.

O primeiro modelo é o aquecedor de passagem, que fornece água aquecida quando você o usa, mas que não armazena a água quente em um reservatório. O outro modelo já possui um reservatório para armazenar água aquecida, e com isso ela pode ser usada ao longo do dia sem que seja preciso manter o aquecedor ligado por todo o tempo.

Depois você deve escolher uma área bem arejada de sua casa para instalação do aquecedor a gás. Isso é muito importante porque o aquecedor queima oxigênio durante o processo de combustão, e depois elimina gás carbônico, que deve ser captado por uma tubulação, e jogado para fora de sua casa.

instalar aquecedor a gas-02

Fique atendo às distâncias mínimas exigidas.

E lembre-se de que o aquecedor não deve ficar dentro do banheiro e nem do seu dormitório, para que não aconteçam acidentes em sua casa.

Modo de instalar aquecedor a gás

A instalação do aparelho deve ser feita por um técnico especializado, que irá adaptar o aparelho no local adequado de sua casa, e realizará a colocação de toda tubulação, tanto para entrada e saída de água como o encanamento do sistema de gás.

instalar aquecedor a gas-03

Instalação de um aquecedor solar em apartamento.

Após a instalar o aquecedor a gás, ele lhe orientará sobre a utilização do equipamento, desde o controle de temperatura até a limpeza do aparelho, para que o sistema de aquecimento funcione sempre de maneira adequada. E lembre-se caso você sinta algum cheiro de gás conforme o uso de seu aquecedor a gás, desligue o sistema e não use isqueiros ou acenda lâmpadas no local, para evitar o risco de explosões.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *