Licenciamento 2013 1

Todo proprietário de veículo automotor tem como obrigação o pagamento de impostos e taxas para o Governo Federal, como o licenciamento 2013, para que sejam executados serviços de melhoria nas rodovias por todo país, e também para que sejam pagos os seguros de auxílio em casos de acidentes de trânsito. E a cobrança destes impostos é feita todo início de ano, entre os meses de janeiro a março. E o primeiro deles é o seguro obrigatório – DPVAT, que possui uma taxa fixa para todos os motoristas, e é pago em uma única parcela anual.

Já o IPVA 2013 é variável para cada modelo de automóvel, e leva em conta o ano de fabricação do veículo, que se for superior a 20 anos, dispensa o proprietário do pagamento deste imposto. E o IPVA pode ser pago em uma única parcela, no mês de janeiro, com desconto, ou em 3 parcelas, entre janeiro a março, sem desconto.

Pagamento do licenciamento 2013

Já o licenciamento do veículo 2013, é uma taxa anual que garante a liberação do automóvel para circulação em todo território nacional. Esta taxa deve ser renovada anualmente, e pode ser paga no inicio do ano juntamente com o IPVA e o DPVAT. E para realizar o pagamento desta taxa, bem como do valor dos outros impostos basta se dirigir a uma agência bancária, munido do código do RENAVAM do veículo, e realizar o pagamento junto ao caixa eletrônico ou para um dos caixas fixos da agência.

Licenciamento 2013 2

Fazer o Licenciamento 2013

Confira abaixo a tabela com os prazos para realização do licenciamento 2013 de veículos, de acordo com o digito final da placa do automóvel. E se a taxa de licenciamento for paga juntamente com os outros impostos, no inicio do ano, ela tem desconto.

Licenciamento 2013 de Veículo de Passeio:

1. Placa com final 1, prazo limite para renovação: Abril;
2. Placa com final 2, prazo limite para renovação: Maio;
3. Placa com final 3, prazo limite para renovação: Junho;
4. Placa com final 4, prazo limite para renovação: Julho;
5. Placa com final 5 e 6, prazo limite para renovação: Agosto;
6. Placa com final 7, prazo limite para renovação: Setembro;
7. Placa com final 8, prazo limite para renovação: Outubro;
8. Placa com final 9, prazo limite para renovação: Novembro;
9. Placa com final 0, prazo limite para renovação: Dezembro.

Veículo Licenciado como Caminhão ou Carga:

1. Placa com final 1 e 2, prazo limite para renovação: Setembro;
2. Placa com final 3, 4 e 5, prazo limite para renovação: Outubro;
3. Placa com final 6, 7 e 8, prazo limite para renovação: Novembro;
4. Placa com final 9 e 0, prazo limite para renovação: Dezembro.

E para calcular o valor do IPVA e da taxa de licenciamento 2013 de seu veículo, basta acessar o site do Licenciamento 2013 e informar os dados do RENAVAM e de seu CPF ou CNPJ.