Home » Seu Lar » Limpar tapetes orientais, sintéticos e de fibras em casa

Limpar tapetes orientais, sintéticos e de fibras em casa

Aprenda como limpar tapetes orientais, de fibra e sintéticos em casa, para não danificá-los ou deixá-los manchados com o uso de produtos não recomendados.

04/06/2013 15h33m. Atualizado em 04/06/2013 18h29m por:

 

Limpar tapetes orientais, sintéticos e de fibras em casa

O tapete é um tipo de tecido bordado, que é muito utilizado com peça decorativa em casas, apartamentos e escritórios. Ele também é conhecido como alcafita em alguns países. Já o carpete é um tipo de tapete, que é utilizado para recobrir pisos de quartos e salas, de forma que o chão tenha um toque mais requintado, e também fique mais fácil de limpar.

Também temos os tapetes que são utilizados como quadros, e que são objetos de decoração muito belos, e que são feitos a mão por diversos artesãos, principalmente da Pérsia.

E como a peça é muito delicada, separamos abaixo algumas dicas para limpar tapetes de sua casa, de modo que eles fiquem livres da sujeira, e conservados por mais tempo.

Cuidados para limpar tapetes

Antes de começarmos com as dicas, é importante ressaltar que para cada tipo de tapete é recomendado um tipo de limpeza, pois cada um deles é feito de um material específico, e com isso algumas técnicas podem não funcionar adequadamente.

Outra dica importante é não usar vassouras ou escovas para limpar tapetes, para que os fios de sua tapeçaria não sejam danificados. Também não é recomendado o uso de vinagre, sabão em pó ou alvejantes, que podem ocasionar a descoloração de seu tapete.

Tapete de fibras naturais

Etes modelos de tapete são feitos de algodão, seda, lã, fibra de bambu, sisal, fibra de banana ou aloe vera, dentre outros materiais; e para limpar o tapete de fibras é recomendado é o uso de um pano úmido durante a limpeza cotidiana. Mas tome cuidado para não molhar o tapete, pois em alguns casos ele pode ficar manchado, ou mudar de tamanho, conforme o tipo de material que foi fabricado;

Tapete de fibra como limpar

Tapete de Fibra.

Tapetes orientais

Para limpar tapetes orientais de maneira eficiente, a mesma deve ser feita em lojas especializadas a cada dois anos, para evitar que eles desbotem, já que os modelos mais atuais não são muito propícios para contato com a água. Quanto às franjas o ideal é o uso de uma escova e sabão neutro, ou xampu para tapetes, para retirar a sujeira acumulada com o tempo;

Tapete limpeza oriental

Tapete Oriental.

Tecidos sintéticos

Aqui destacamos os tapetes feitos com náilon, poliéster ou polipropileno; que podem ser lavados com água em abundância, sabão neutro ou mesmo xampu para tapetes. Mas antes é preciso verificar se sua base não é feita com cola, para evitar que a água danifique seu tapete. Após limpar o tapete sintético deixe-o secar bem.

Tapete limpeza sintético

Tapete Sintético.

Dicas importantes para limpeza de seu tapete em casa

Para manter uma limpeza adequada o ideal é passar o aspirador de pó pelo menos três vezes por semana em seu tapete, para que ele fique limpo e livre da poeira acumulada.

Outra dica importante é verificar se seu tapete possui uma etiqueta com instruções para limpar o tapete, que facilitam o uso das técnicas adequadas para limpar tapetes e conservação adequada da peça.

Tapete limpeza 2

Olhar sempre a etiqueta!

Já a secagem dos tapetes após limpar deve ser feita em lugares quentes, mas longe dos raios do sol, para que a alta temperatura não danifique os fios do seu tapete. E em caso de dúvidas o recomendado é levar seu tapete em uma loja especializada na lavagem e cuidados com o tapete, para evitar danos ao material.

Aprendeu como limpar seus tapetes? Comente!

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Limpar tapetes orientais, sintéticos e de fibras em casa

  1. HORÁCIO LEONI disse:

    Ótimas dicas sobre limpezas de tapetes de parede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *