Modelos de Carta Formal

Modelos de cartão formal para download e exemplo. Aprenda a escrever uma carta formal, que pode ser entregue para um escritório, órgão público e outros.

 
 

Modelos de Carta Formal

Carta é uma das formas de comunicação mais antiga que existe entre as pessoas, e que expressa ideias e ideais diversos, através das diversas linhas contidas em seu interior. Basta consultar um pouco da história para ver como ela era presente em importantes fatos históricos, alguns deles descritos na época do descobrimento do Brasil, com o envio das cartas de Pero Vaz de Caminha para Portugal.

E um dos motivos que geram esta atração pela carta é sua conotação pessoal, pois nela são contidas escritas em tom formal ou informal, que são destinadas para uma determinada pessoa, ou mesmo para um grupo de pessoas.

Carta Formal e Carta Informal

Quando escrevemos aquela carta para uma pessoa da família, estamos redigindo uma carta informal, ou seja, uma carta com linguagem coloquial, e que tem apenas o intuito de transmitir informações do cotidiano das pessoas.

Já uma carta formal é escrita para ser entregue em uma instituição pública ou privada, em um órgão governamental, para um escritório de advocacia, dentre outros casos. Nestes casos a carta é formal porque usamos uma linguagem formal, que requer o uso de normas gramaticais, e também o uso de palavras especificas para cada situação.

Modelos de Carta Formal 2

Modelos de Carta Formal

Formato para escrever uma carta formal

Quando escrevemos uma carta informal, não é necessário seguir um modelo, pois a escrita será contada com base no cotidiano. Já para quem necessita escrever uma Carta Formal, é necessário seguir alguns modelos, que descreveremos abaixo:

Cabeçalho

Uma carta formal deve conter um cabeçalho, que trás as informações sobre a pessoa que está enviando a carta, e também informações sobre quem receberá a mesma.

Exemplo:

Antonio Ataufo
Avenida Um, 30
15000-000 – São Paulo – SP.

Ex.mo Senhor
Dr. Rodrigo T.
Centro de empregos de São Paulo
Rua Narciso Santos, 550
150001-001 – São Paulo – SP.

É importante que ao se referir à pessoa que receberá a carta formal, é necessário o tratamento adequado para seu cargo, e também a flexão do gênero gramatical.

Abertura ou introdução ao texto

A abertura do texto tem referência com o assunto abordado. Exemplo:

Venho através desta enviar os seguintes documentos solicitados…;
Envio em anexo meu currículo para avaliação…;
Como é do conhecimento de V.Ex.a, neste momento desempenho o cargo de…

Texto

Após a introdução, é necessário transmitir o assunto em questão, com a explanação de todo o conteúdo a ser exposto nesta carta. Temos como exemplo:

Venho informar para V.Exa. que a partir do dia 15 deixarei de exercer minha funções dentro de seu gabinete, pois já tenho uma nova proposta de contratação confirmada.
Mas desde já deixo meu agradecimento a V.Exa. por todos estes anos em que trabalhei contigo, que me proporcionaram um aprendizado que levarei para toda vida.
Agradeço imensamente pela atenção dispensada sobre este tema, e me despeço com desejos de que nossas carreiras sejam sempre produtivas.

Segue abaixo a imagem de um modelo completo:

Modelo de carta formal 2

Fechamento do texto

E ao final é necessário um fechamento do texto, que deve conter algumas linhas de agradecimento. Exemplo:

Deixo aqui meus cumprimentos.
Alexandre Astolfo.

Atentamente.
Dionísia Nunes da Costa.

Com estes modelos de carta formal você poderá escrever uma redação formal em sua casa, de forma simples e bem fácil.

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Modelos de Carta Formal

  1. joselma maria de lima disse:

    muito bom .perfeito me ajudou muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>