Home » Decoração » Casas e Apartamentos » Montar uma brinquedoteca: 6 idéias de atividades e espaços

Montar uma brinquedoteca: 6 idéias de atividades e espaços

Aprenda como montar uma brinquedoteca em casa para que seus filhos tenham um cantinho muito especial para brincar e se divertir.

20/02/2014 22h33m. Atualizado em 14/03/2015 13h38m por:

 

Montar uma brinquedoteca 001

A cada ano que passa temos notado a falta de grandes espaços e áreas de lazer em que possamos levar nossas crianças para brincar e se divertir, e com isso gastarem um pouco desta sua energia de brincar tão gostosa, e que precisa ser incentivada. Com isso, tem se tornado muito comum que as crianças estejam brincando mais com jogos eletrônicos, com a internet ou mesmo passando horas na frente da televisão.

Mas existe uma maneira de criar um ambiente em casa em que a criança possa gastar toda esta energia com suas brincadeiras ao longo do dia, e assim tenha um desenvolvimento mais saudável e cheio de boas lembranças.

E isso pode ser conseguido montando uma brinquedoteca, que é um espaço dentro de casas e apartamentos idealizado para lazer e diversão das crianças.

Montar uma brinquedoteca4

Brinquedoteca montada com muito cuidado

A brinquedoteca

A brinquedoteca é um local projetado para oferecer conforto, diversão e também aprendizagem para crianças de todas as idades. Nela são criados diversos ambientes, como uma área de pintura e outra de brinquedos, que se interagem entre si, e estimulam a criatividade da criança.

E a brinquedoteca, ou quarto de brinquedos, também deve ser desenvolvida para que os pais possam interagir sempre com seus filhos, seja na hora das brincadeiras, seja na leitura de um livro, e com isso criem uma relação mais estreita, duradoura e tão importante nesta fase da vida.

Montar uma brinquedoteca3

A escolha do cômodo para montar a brinquedoteca é muito importante

Escolha do local da brinquedoteca

E para montar uma brinquedoteca primeiro escolhemos seu local dentro de nossa casa, que pode ser um quartinho nos fundos, mesmo que pequeno, pois aqui o importante é a criação do ambiente para as brincadeiras infantis.

Neste local podem ser feitas pinturas temáticas nas paredes, com personagens que a criança gosta, como palhaços, bonecas e personagens animados. Também dá para utilizar adesivos de parede, que são mais práticos de utilizar, e não precisam de uma grande mão de obra para sua aplicação.

O local também deve ser bem arejado e ventilado, principalmente nestes dias mais quentes do verão. E a hidratação da criança deve ser constante, pois quando ela está brincando, acaba até se esquecendo de sentir sede.

Montar uma brinquedoteca5

Dentro da brinquedoteca separe espaço para diversas atividades

Separe espaços para brincadeiras específicas

Depois o cômodo deve ser separado por áreas, aonde podemos criar um cantinho para pintura, outro para brinquedos, outro para ler livros e gibis, outro para ver filmes, etc. Quanto maior o ambiente mais idéias podem surgir para criação de cada cantinho de uma forma especial.

Feito isso, devem ser colocados móveis e objetos que garantam conforto e também segurança as crianças. Armários e mesinhas devem possuir cantos arredondados, sofás e poltronas devem ser macios, confortáveis e feitos na altura das crianças, aparelhos eletroeletrônicos devem ser fixados em uma altura que não traga perigo com o uso, etc.

Montar uma brinquedoteca2

Organize todos objetos

Use puffs e almofadas dentro do espaço

No local também podem ser colocados puffs, colchonetes e almofadas, que podem ser utilizadas pelas crianças na hora da leitura de livros, ou mesmo para um gostoso cochilo durante a tarde, se for o caso.

Para escolha dos brinquedos é super importante que eles sejam separados para cada idade, e comprados de acordo com as normas de segurança de uso, para evitar pecinhas soltas ou que possam machucar as crianças. Crianças menores preferem brincar de bonecas, carrinhos e brinquedos coloridos, enquanto que as maiores preferem jogos de montar, quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, etc.

Montar uma brinquedoteca1

Puffs e barquinhos ajudam as crianças em suas atividades

Cantinho da pintura da brinquedoteca

E o cantinho da pintura deve ter muito papel, lápis de cor, giz de cera, canetinhas, tinta guache, borracha, e tudo que a ajude a soltar sua imaginação na hora da brincadeira. Tem também opções de adesivos de parede que simulam lousas escolares, e podem ser colados no cantinho da pintura, para criança soltar sua criatividade sem ficar riscando outros cantos da casa.

Montar uma brinquedoteca6

Sempre que puder limpe o ambiente

Livros na brinquedoteca são importantes

Tenha também um canto com livros para criança, e caixas organizadoras para os brinquedos, para que ela possa brincar todos os dias, e também saiba guardar cada brinquedo, livro ou item de pintura em seu lugar, isso é importantíssimo para criança aprender aos poucos sobre responsabilidade e cuidados com suas coisas.

Com estas dicas dá para ter um bom espaço de brincar para crianças em casa, e assim garantir a eles um futuro muito melhor e mais criativo.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *