NIT Previdência Social: Como Fazer a Inscrição 2

Aprenda o que significa NIT (Cadastro Nacional de Informações Social) e como fazer a inscrição do NIT na Previdência Social do Brasil. A Previdência Social vem ao longo de muitos anos auxiliando milhares de trabalhadores através do benefício da aposentadoria, que é uma fonte de renda mensal concedida em alguns casos, dentre eles por tempo de serviço, por invalidez, por idade e também em algumas situações especiais.

Além disso, o órgão da Previdência Social também propicia para todos os seus segurados um auxilio financeiro, quando o mesmo fica impossibilitado de exercer suas funções por algum motivo. Este benefício do NIT é pago para todos que efetuam o recolhimento mensal da contribuição do INSS, que é pago pela empresa onde o trabalhador atua, e também por trabalhadores autônomos, através do recolhimento individual.

O que é o NIT

E para que o trabalhador possa participar da Previdência Social, e com isso ter a garantia de seu benefício assegurado, é necessário realizar a inscrição como segurado da Previdência.

Esta inscrição é chamada de NIT Previdência Social, ou Número de Inscrição do Trabalhador. E o NIT Previdência Social funciona como um comprovante de identificação no sistema da previdência, garantindo assim ao segurado todos os seus direitos.

Inscrição no NIT Dataprev

E para quem deseja solicitar seu Número de Inscrição do Trabalhador, e ainda não possua inscrição no PIS/PASEP, poderá se inscrever através do link: NIT Previdência.

NIT Dataprev 2

NIT do Dataprev (foto: divulgação)

Para isso basta clicar na opção Inscrição, e ter em mãos algum destes documentos identificadores:

• Carteira de identidade;
• Certidão de nascimento;
• Certidão de casamento;
• Carteira de trabalho e Previdência Social (item obrigatório para empregada doméstica);
• CPF (obrigatório).

Orientação

No site do NIT da Previdência Social também tem uma opção de Ajuda, que é bem recomendada para maiores orientações sobre o preenchimento de todas as informações. E também pode ocorrer do contribuinte ser chamado para apresentar os documentos informados para conferencia em uma agência da Previdência Social.