Home » Seu Lar » Saúde » Nível da Fratura do Fêmur em Crianças e Idosos

Nível da Fratura do Fêmur em Crianças e Idosos

Conheça quais são os níveis de fraturas no fêmur e quais pessoas tendem a sentir mais dor.

12/09/2012 07h10m. Atualizado em 13/09/2012 14h41m por:

 

nivel da fratura no femurA fratura do fêmur ao nível da bacia difere no caso de crianças, adultos ou idosos? Qual o tipo de tratamento indicado, caso ela ocorra? O fêmur é o osso que se articula com a bacia (quadril) e termina no joelho, e é o maior que possuímos. Em jovens, as fraturas do fêmur geralmente são decorrentes de traumas muito violentos, como acidentes de moto, por exemplo. Já em pacientes mais idosos, normalmente são conseqüência da osteoporose (diminuiçüo do cálcio nos ossos).

No adulto e no idoso, o tratamento é quase sempre cirúrgico e podem ser utilizadas placas, parafusos ou pinos intramedulares. Essas fraturas representam alto risco para o idoso e pode ter conseqüências graves e fatais, pois o osso é muito vascularizado, sangra muito e quase sempre exige indicação cirúrgica. Mesmo não ocorrendo a cirurgia, a fratura por si mesma pode trazer complicações. A imobil ização devida à necessidade do repouso pode provocar no idoso problemas pulmonares e cardiovasculares . Além disso, pode ocorrer também a eliminação de êmbolos de gordura (o osso possui tecido gorduroso em seu interior: o tutano) que provocam uma embolia pulmonar, levando à morte.

fratura no femur nivel

Nível da Fratura Fêmur

Em crianças, dependendo do tipo da fratura, o tratamento é realizado com gesso pélvico-podálico (gesso desde a bacia até o pé). O processo não costuma apresentar riscos, devido à grande facilidade de consolidação. A criança possui uma capacidade plástica de regeneração óssea muito grande, aceitando certas deformidades devido a uma remodelagem do osso no decorrer de pouco tempo. Porém, devemos ter a preocupação com relação ao crescimento normal do osso, visando a não ocorrência de desvios do eixo normal. No caso da fratura ser no colo do fêrnur o tratamento será cirúrgico.

Nos jovens, as principais metas do tratamento ortopédico são promover o retorno rápido as suas atividades diárias e evitar a ocorrência de problemas futuros, como a osteoartrose por fraturas não reduzidas de uma forma anatômica. O adulto não possui essa capacidade de remodelação, e as deformidades, se não forem corrigidas pelo médico, permanecem para sempre.

O osso é considerado adulto a partir do momento em que a cartilagem do crescimento se fecha, o que normalmente acontece no início da puberdade. A partir daí, já se trata uma fratura como se fosse em adulto.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *