Nódulos nos Seios: Como identificar e o que fazer

O auto-exame é extremamente importante para prevenção do cancer de mama. Aprenda como identificar um nódulo nos seios.

 
 

nodulo no seioToda mulher sabe que a alguns cuidados com a saúde são religiosos, não é mesmo? Claro que a saúde deve ser preservada sempre, algumas partes em especial, pertencem só a nós, como as mamas. Os seios são nosso símbolo maior de feminilidade, são delicados e também, uma área sensível e cheia de terminações nervosas (mamilo).

O auto-exame das mamas, é a forma mais simples de se detectar qualquer alteração nos seios e, deve ser feito diariamente, em sua própria casa. É um ato rápido, fácil, indolor e consiste em apalpar as mamas desde a axila (sim, em alguns casos é aí que o nódulo surge) até o mamilo. Você pode aproveitar a hora do banho, um momento calmo e só seu, para se auto examinar com calma.

A maioria dos nódulo nos seios de origem mamaria são detectas num simples auto-exame, fazendo com que muitos casos sejam descobertos precocemente, possibilitando assim um tratamento mais eficaz e adequado.

Sei bem que encontrar um nódulo na mama é uma situação muito angustiante por ter passado essa situação na pele por duas vezes. Mas, a boa noticia é que em ambas, os nódulos eram benignos e a cirurgia foi um sucesso: nada invasiva e praticamente indolor.

Se ao examinar seus seios você encontrar algum carocinho ou sentir algo estranho, procure imediatamente seu medico de confiança. Provavelmente serão solicitados exames de imagem simples como ultrassonografia das mamas ou, caso você tenha idade superior a 50 anos ou tenha casos de câncer de mama em parentes próximo (mãe, avó), provavelmente a mamografia será a opção do médico. Se sentir dor ou alguma sensação diferente também é necessário que tais informações sejam repassadas ao médico.

Variações dos Nódulos

Os nódulos que acometem os seios são bem variados e representam inúmeras possibilidades possível o médico, ao, mas somente através de um exame de imagem será possível analisar seu formato, tamanho, localização no seio e textura. A partir daí, quase sempre os médicos conseguem descartar a possibilidade de um câncer. Nesse caso, o nódulo no seio pode ser somente um cisto indefeso ou até mesmo um distúrbio hormonal que pode ser tratados sem intrervençao cirúrgica. Caso o tipo de nódulo encontrado seja sugestivo de um tumor maligno, seu medico irá indicar a cirurgia para que ao fim, seja feita a biopsia (analise) do material e aí sim, descobrir do que se trata e iniciar o tratamento mais adequado.

nodulos os seios

Acima de tudo é importante que tenham a consciência de que os nódulos mamários, como em meu caso, podem ser benignos (80% dos casos) e que mesmo que seja detectado algo mais grave, as chances de cura num diagnostico em estágio inicial do câncer de mama chegam a 90%, ou seja, a medicina evoluiu e evolui a cada dia, proporcionando os melhores tratamentos.

Auto-exame

O primordial é que você fique atenta aos sinais do seu corpo. Como disse anteriormente, qualquer acometimento detectado no inicio tem quase total chance de cura e recebe tratamento muito menos agressivo.

Não se esqueça de fazer o auto-exame das mamas diariamente e, caso sinta algo diferente, não se desespere; seu medico irá explicar detalhadamente tudo o que deve ser feito para deixar esses seios ainda mais saudáveis e longe de doenças, ok?

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>