Home » Seu Lar » Saúde » Notebook no colo é prejudicial a pele?

Notebook no colo é prejudicial a pele?

Cuidado com o notebook no colo, pois o calor que ele produz pode causar queimaduras em sua pele, e se for por um tempo muito prolongado isso pode se tornar um câncer de pele.

06/05/2013 10h33m. Atualizado em 09/05/2013 11h45m por:

 

Notebook no colo é prejudicial a pele?

O notebook é um computador portátil que já é o maior substituto dos PCs convencionais, por ser fácil de transportar, e também por ser muito util na apresentação de trabalhos, sejam eles na faculdade ou no emprego.

Embora o primeiro notebook tenha sido desenvolvido em 1982, seu uso só se tornou popular no final dos anos 90, onde sua tecnologia de fabricação já permitia modelos bem menores, mais leves e bem mais modernos.

E a tecnologia não parou por aí, tanto que hoje temos no mercado os modelos de netbooks e ultrabooks, que são bem mais leves e fáceis de serem transportados para todos os lugares, dando assim aos usuários maior liberdade e autonomia.

Calor nocivo a pele

Mas infelismente ainda temos um sério problema com relação aos notebooks, que é o aumento da temperatura após algum tempo de uso, que faz sua base ficar muito quente, chegando a temperaturas superiores a 45º C. E esta temperatura elevada tem feito aumentar os relatos de queimaduras na pele, principalmente nas pernas dos usuários, que tem o hábito de deixar o notebook no colo por horas.

Estas queimaduras são causadas pela temperatura elevada, que produz uma radiação infravermelha, nociva a pele, e que pode causar queimaduras graves,e até o surgimento do câncer de pele, após a exposição prolongada ao calor.

Notebook no colo é prejudicial a pele? 2

Notebook causa mal a pele!

O que causa este calor

O calor que é gerado no notebook ocorre devido ao aquecimento do processador enquanto o computador esta ligado. Este processador possui uma ventoinha, que o resfria constantemente, jogando este calor para fora através dos dutos de ar localizados na lateral do notebook.

Em um processo normal, este calor é dissipado, e o notebook não esquenta tanto. Mas conforme o tempo vai passando, as saídas de ar, e também a pasta térmica que fica entre o processador e a ventoinha, ficam sujas e gastas, causando assim um aquecimento indevido. Com isso o notebook fica aquecido, transmitindo assim este calor para sua base, que é onde se localizam as saídas de ar. E quando colocamos o notebook em nosso colo acabamos recebendo todo este calor, que é nocivo a pele e pode causar queimaduras.

Notebook causa mal a pele 4

Notebook.

Como proteger a pele deste calor

O recomendado é nunca deixar o notebook no colo, ou apoiado em nossa perna, para evitar este risco. Também não devemos deixar o notebook sobre a cama, almofada, cobertores ou tecidos em geral, pois estes também irão aquecer, e podem causar acidentes graves.

E o correto é usar o notebook em uma mesa de escritório, ou mesmo em uma mesa portátil para notebooks, que possui uma ou duas ventoinhas na base, que ajudam a refrigerar o aparelho, e que pode ser armada na cama, deixando assim o aparelho longe de nossa pele. Esta mesa portátil é vendida em várias lojas do Brasil por um preço aproximado de 50 reais. Outra dica é levar seu notebook para uma assistência técnica para limpeza, pelo menos a cada seis meses, para que a sujeira seja retirada, e também possam trocar a pasta térmica do processador.

Notebook causa mal a pele 3

Suporte para Notebook.

Empresas estão fazendo mudanças em Notebooks

Como os casos de queimaduras tem aparecido em todo mundo, algumas empresas, como a Sony, tem investido em aparelhos que não aquecem tanto, para não causar danos a pele de seus consumidores. E se você está com alguma queimadura ou vermelhão na pele, devido ao uso excessivo de um notebook em seu colo, procure um médico dermatologista, que irá lhe reecitar o melhor tratamento para alivio dos sintomas e da irritação da pele.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *