Home » Seu Lar » Saúde » O câncer é hereditário? Quem pode Desenvolver?

O câncer é hereditário? Quem pode Desenvolver?

O câncer pode ser hereditário (passar de geração para geração)? Aprenda neste artigo.

27/08/2012 13h21m. Atualizado em 27/08/2012 13h39m por:

 

cancer é hereditarioO câncer é hereditário? e quem tem maior chance de desenvolver? Aprenda! A grande maioria dos cânceres não é hereditário, entretanto, em algumas famílias há uma incidência maior de câncer, provavelmente devido a uma transmissão genética, por alguns genes responsáveis pelo controle de proliferação celular. É o que se observa em alguns casos de câncer de mama, ovários, cólon (intestino grosso) e no retinoblastoma (tumor ocular da criança). Assim sendo, parece que algumas influências genéticas podem contribuir para o surgimento do câncer hereditário.

Existindo casos de câncer na família, aconselha-se maior vigilância para parentes diretos, na possibilidade de prevenção e/ou detecção precoce da enfermidade. Entretanto, isto é recomendado e válido somente para alguns tipos específicos de câncer.

Melancólicas e Amarguradas são candidatas a contrair o câncer?

Não está comprovado que a melancolia ou a depressão provoquem câncer. As pessoas depressivas apresentam alguma fraqueza no sistema de defesa do organismo (sistema imunolágico), o que teoricamente propiciaria o desenvolvimento do câncer. Entretanto, tal teoria ainda não foi provada cientificamente.

cancer hereditario

O câncer realmente é hereditário?

Existe característica para ser propenso a desenvolver o câncer?

Embora haja alguns fatores que propiciem o surgimento do câncer, como os químicos, os físicos, os biológicos e os farmacológicos, há um reconhecimento cada vez maior de que a maioria dos cânceres resulta dos efeitos combinados de múltiplas exposições, associados a uma constituição genética, própria de cada indivíduo. A mãe que fuma ou ingere bebidas alcoólicas durante a gravidez colabora para o desenvolvimento de um câncer nesse filho? o ato de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas pelas gestantes não colabora com o surgimento de câncer no feto nem aumenta a chance de esse indivíduo vir a desenvolvê-Io no curso de sua vida. Alguns tipos de câncer têm forte caráter genético, herdado do pai ou da mãe em igual possibilidade. Vale esclarecer que o comportamento da mãe durante a gravidez não exerce nenhum tipo de influência de ordem genética. Os danos causados ao feto, pelo fumo ou álcool durante uma gestação, são de outra ordem como, por exemplo, maior incidência de prematuridade.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *