Home » Arquitetura » Notícias » A história do Minhocão pode estar no fim, conheça o projeto do parque suspenso

A história do Minhocão pode estar no fim, conheça o projeto do parque suspenso

Conheça um pouco da história do Minhocão, um dos marcos do centro de São Paulo, e que no futuro pode se transformar em um jardim suspenso para população.

03/11/2014 07h33m. Atualizado em 14/03/2015 19h44m por:

 

A cidade de São Paulo é uma das cidades mais importantes do Brasil, onde estão concentrados os grandes centros econômicos, e também muitos marcos que se tornaram referência da cidade ao longo dos anos. Dentre os marcos que são muito conhecidos da cidade tempos a Avenida Paulista, o Parque do Ibirapuera, a Catedral da Sé, o Viaduto do Chá, e muitos outros pela cidade. Outro marco importante e muito conhecido da cidade é o Elevado Presidente Costa e Silva, que ficou popularmente conhecido como Minhocão.

1-O minhocão de SP

Imagem do Minhocão de São Paulo

Elevado Presidente Costa e Silva – O Minhocão

O Elevado Presidente Costa e Silva é uma via expressa elevada, com 3,4 km de extensão, que foi construído entre a região da Praça Roosevelt, região central da cidade, até o largo Padre Péricles, na região de Perdizes, zona oeste da capital.

Ele surgiu a partir da necessidade de desafogar o trânsito na região, já que no local não podiam ser feitas obras de expansão das vias públicas, e seu percurso foi idealizado para passar por cima de vários locais da cidade, dentre eles:

• Largo Padre Péricles;
• Avenida Francisco Matarazzo;
• Avenida General Olímpio da Silveira;
• Avenida São João;
• Rua Amaral Gurgel;
• Praça Roosevelt.

E o horário de circulação de veículos pelo elevado, é das 6h30min até às 21h30min, de segunda a sábado, com fechamento aos domingos e feriados, para que pedestres e ciclistas possam caminhar por ele.

3-O minhocão de SP

Elevado interditado em alguns horários em São Paulo

Construção do Elevado Costa e Silva – o Minhocão

O Elevado Costa e Silva teve seu primeiro projeto idealizado em 1968 por um arquiteto do departamento de Urbanismo da prefeitura da cidade, e era compreendido até a Praça Marechal Deodoro. Porém, nesta época o prefeito José Vicente Faria Lima, recusou o projeto, mas o encaminhou para a Câmara, para que ele fosse conduzido em outra gestão.

Posteriormente, o cargo de prefeito foi assumido por Paulo Maluf, que até então ainda não era um político de grandes projetos. E para dar mais visibilidade ao seu mandato, Paulo Maluf autoriza a construção do Minhocão, com sua extensão ampliada da mesma forma que é atualmente.

Foi também Paulo Maluf que escolheu o nome do elevado, nomeando-o com o nome do general-presidente que indicou seu nome para o cargo de prefeito, Presidente Costa e Silva.

2-O minhocão de SP

Minhocão sendo usado como via para pedestres

Minhocão e suas críticas

Desde que foi construído, o Minhocão vem sendo alvo de inúmeras críticas, já que o elevado passa a uma distância de 5 metros das construções da região, o que causa um grande incômodo aos moradores da região.

Outra reclamação constante é a desvalorização dos imóveis, já que o Minhocão não é considerado uma obra de arquitetura, sendo visto apenas como uma construção bruta de concreto no meio da cidade.

Sem contar na poluição sonora e do ar que o Minhocão causa todos os dias à cidade.

4-O minhocão de SP

Minhocão

Projeto prevê a construção de um jardim suspenso no Minhocão

E no meio de tantas críticas, muitos já pensaram em demolir o Elevado Costa e Silva, até que aos poucos surgiram novas ideias para transformar o Minhocão em algo mais proveitoso para toda cidade.

5-O minhocão de SP

Projeto de parque suspenso Minhocão

Com isso, neste ano de 2014 foi aprovado um plano diretor que prevê para o futuro, a demolição de parte do Minhocão, e a construção de um jardim suspenso no local.

Este jardim funcionaria como um grande centro de lazer para população, com uma área bastante abrangente, e que traria muitos benefícios para todos.

Agora é aguardar para ver quando o projeto sairá do papel, e como ele irá modificar o cenário urbano, transformando-o em um local muito mais agradável para todos que moram na região, e turistas de todo país.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *