Home » Seu Lar » Saúde » O que é Insuficiência Cardíaca? Ela é nata ou adquirida?

O que é Insuficiência Cardíaca? Ela é nata ou adquirida?

Aprenda o que é uma Insuficiência Cardíaca e seus sintomas, além de como fazer uma boa prevenção.

28/08/2012 07h10m. Atualizado em 27/08/2012 18h04m por:

 

insuficiencia cardiaca 2Aprenda um pouco mais sobre insuficiência cardíaca, ela é de nata ou adquirida com o passar do tempo? Quais os sintomas da Insuficiência Cardíaca? Tem cura? A insuficiência cardíaca é a manifestação da incapacidade do coração para realizar o trabalho de bombear o sangue por todo o organismo. Pode ocorrer devido a doenças que enfraquecem o músculo cardíaco, como a doença de Chagas, o infarto do miocárdio ou as doenças que atingem as válvulas do coração decorrentes de malformação congênita, febre reumática ou degeneração senil. Algumas doenças sistêmicas, como a doença pulmonar crônica, os distúrbios das glândulas endôcrinas (hiper ou hipotireodismo e diabetes melittus, por exemplo) e o lupus eritematoso, também podem levar à insuficiência cardíaca.

Os sintomas da insuficiência cardíaca são normalmente o inchaço nas pernas, a falta de ar em virtude de esforços ou a falta de ar ao se deitar à noite. Dependendo da causa, ela não tem cura; mas pode ser controlada através de medicamentos ou cirurgia.

insuficiencia cardiaca coracao

Aprenda sobre Insuficiência Cardíaca

Fatores da Insuficiência Cardíaca

Quais os fatores que podem levar uma pessoa a ter problemas no coração? O fumo e o álcool exercem algum tipo de influência maligna?

As doenças cardíacas podem ser de várias origens, tais como:

  • infecciosa: bactérias que destroem as válvulas do coração;
  • virótica: vírus que enfraquecem o músculo do coração;
  • aterosclerótica: como no caso da doença coronária, que leva ao infarto.
Se você mora em São Paulo, não deixe de tentar uma consulta no INCOR! O melhor hospital do Brasil na área.

O fumo, além de causar males ao pulmão, aumenta muito a possibilidade de doença coronariana provocada pelo endurecimento das artérias – aterosclerose. O álcool em pequenas doses, principalmente o vinho tinto por ter efeito antioxidante, aparentemente tem um fator protetor contra as doenças coronarianas, retardandoo processo. Já em altas doses, por ser tóxico, pode enfraquecer o músculo cardíaco, levando à insuficiência cardíaca.

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em O que é Insuficiência Cardíaca? Ela é nata ou adquirida?

  1. ariana santos disse:

    muito enriquecedor o conteudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *