Home » Arquitetura » O que é Mockup? Onde é usado?

O que é Mockup? Onde é usado?

16/07/2016 20h50m. Atualizado em 18/07/2016 20h54m por:

 

Existe um ditado muito antigo que afirma o seguinte: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Este dito popular foi escrito pelo filósofo chinês Confúcio, e nos transmite o pensamento de que por mais que nos descrevam como é um objeto, somente saberemos ao certo com exatidão seu formato a partir do momento em que o visualizarmos.

E de certo modo o conceito é à base dos Mockups, que vamos entender um pouco mais o que são e qual a sua importância neste artigo. Vamos conferir.

mockup

mockup 1

O que é Mockup

O mockup, que também pode ser chamado de protótipo, é uma maquete produzida em tamanho natural ou em escala, e que possui todos os detalhes do modelo original em que foi baseada, ou mesmo a representação do design de um projeto que será apresentado ao cliente.

Também podemos considerar o mockup como a representação de um objeto ou mesmo de um produto, com todos os seus detalhes, tamanho e até profundidade idêntica ao modelo original.

Onde utilizamos os Mockups

A elaboração do mockup é feita em vários ambientes, como no caso da cenografia de comerciais, filmes ou novelas, onde o telespectador ao visualizar determinada cena tem a nítida impressão de que aquele local existe.

Outro local onde podemos encontrar os mockups é em stands, feiras e eventos em geral, pois nestes locais é importante demonstrar ao cliente como um determinado projeto, como a decoração de um apartamento, ficará depois de pronta, e com isso fica mais fácil realizar a venda ao consumidor final.

Até para o lançamento de um novo modelo de carro no mercado é feito um protótipo em escala, para que o mesmo seja avaliado por uma equipe especializada, que desta forma irá saber com exatidão o produto final que será apresentado aos clientes.

Mockups na elaboração de layouts para clientes

E na área de desenvolvimento de software os mockups também são muito bem vindos, pois ajudam o profissional da área no desenvolvimento do layout final do projeto ao cliente, com a demonstração exata da posição de botões, caixas de textos, centralização de imagens, e muito mais.

Estes layouts de demonstração acabam se tornando o layout final do site ou programa que será entregue ao cliente, graças a sua aprovação de cada um dos detalhes elaborados.

Mas vale ressaltar que o mockup, embora fiel a realidade, é apenas um protótipo, e isto deve ser ressaltado ao cliente durante a apresentação do produto ou serviço.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *