Home » Seu Lar » Saúde » O que são gorduras boas e gorduras ruins – Identifique-as

O que são gorduras boas e gorduras ruins – Identifique-as

Existem gorduras boas e ruins, saibam como escolher.

26/12/2018 09h55m. Atualizado em 09/01/2019 15h02m por:

 

Apesar das teorias que pairam no inconsciente coletivo, nem todas as gorduras são tão nocivas. Entre os diversos tipos, característica e propriedades há as que se salvam e inclusive fazem bem à saúde. Conheça cada uma delas e saiba a diferença entre as boas e as más.

gorduras

Saturada

Todas aquelas de origem animal. Pode ser encontrada na carne, leite, ovos, manteiga. Aparece em poucas fontes vegetais, como o óleo de palma do qual falamos. Em excesso é prejudicial, já que aumenta o mau colesterol e intensifica o risco de problemas cardiovasculares.

Gorduras boas e ruins

Insaturadas

É considerada uma espécie do bem. Se divide em 2 grupos: poliinsaturadas e monoinsaturadas. O primeiro é representado pelos óleos vegetais (canola, algodão, soja, girassol e oliva), onde ela se encontra liquida. O segundo é encontrado e nozes, castanhas, azeitonas, peixes e outros alimentos. Sua forma é mais densa. Ambas desempenham papéis importantes no corpo: lubrificam as articulações, melhoram o bom colesterol, auxiliam na circulação e têm participação na produção de hormônios.

Trans

Trata-se da insaturada modificada em laboratório para ganhar consistência mais firme. Por ser artificial, o organismo muitas vezes não a reconhece e conseqüentemente não a digere. Aí ela vai se acumulando na região abdominal, formando uma reserva de lipídios que só é utilizado em último caso. Esse acúmulo eleve significativamente o índice de colesterol ruim, facilitando a incidência de várias doenças.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.