Vai Com Tudo > Saúde > Óleo de Coco: Benefícios, Como Usar e Efeitos

Óleo de Coco: Benefícios, Como Usar e Efeitos

31/01/2012 16h08m. Atualizado em 31/01/2012 15h14m

 
 

Óleo de coco 1

Como usar e quais sãos os benefícios do Óleo de Coco. Para quem sofre com o excesso de peso sabe muito bem que emagrecer é uma tarefa árdua, principalmente quanto à perda de medidas. Mas estudos realizados por pesquisadores americanos comprovaram que o óleo de coco pode ser um ótimo aliado para o emagrecimento e a perda de medidas.

Através dos estudos, foi comprovado que a ingestão de 2 a 4 colheres de sopa de óleo de coco ao dia, aliados a uma dieta balanceada e exercícios regulares, ajudam a pessoa a perder peso; e além disso o óleo também trás outros benefícios a saúde de todos. Mas o uso de uma dose maior pode causar um efeito contrário, pois uma colher de óleo de coco tem cerca de 90 calorias. Além de ser um ótimo auxiliar na perda de peso, ele também deixa a pessoa com uma sensação de saciedade por mais tempo.

Benefícios do Óleo de coco

O óleo de coco é um óleo mais leve, que é formado por triglicerídeos da cadeia média, o chamado TCM, e é absorvido de forma mais rápida pelo fígado e aumenta um processo natural do organismo chamado termogênese (aumento do calor do corpo), e com isso ele faz com que o organismo queime calorias mais rapidamente.

Ele também é uma ótima fonte de vitamina E e ácido Gálico, que ajudam a diminuir a produção de radicais livres, que causam o envelhecimento precoce das células do organismo. O óleo de coco também auxilia a incorporação de cálcio nos ossos.

O óleo de coco também auxilia na prevenção de doenças cardíacas, como infarto e AVC, pois seu uso aumenta os níveis de colesterol bom do organismo, o chamado HDL, e diminui os níveis do colesterol ruim, o LDL. Também é ótimo para o fortalecimento das defesas do organismo.

E o Coco também é um excelente auxiliar da beleza, pois pode ser usado no cabelo e na pele como um óleo hidratante, mas para isso ele deve ser aplicado na região desejada. Inicialmente ele deve ser utilizado 3 vezes por semana, e ao aplicar você deve aguardar por um período de 30 minutos e depois enxaguar o local; e depois do primeiro mês ele pode ser usado uma vez por semana apenas.

Óleo de coco cabelos

Como usar o Óleo de coco

O óleo de coco pode ser usado para o preparo da comida, em substituição de óleos vegetais, como o de soja ou de milho, o que é feito principalmente por pacientes portadores de Fibrose Cística, onde seus cuidadores preparam a comida com gordura de coco.

Pode ser tomado junto com uma vitamina de frutas, e até mesmo ser ingerido puro; pois tem um gosto agradável. Mas o importante é lembrar que devem ser usadas no máximo 4 colheres de sopa do óleo de coco ao dia, e em um intervalo de tempo entre cada dose.

Óleo de coco 2

Efeitos colaterais e contra indicações do Óleo de Coco

Apesar de ser um óleo muito benéfico para saúde, ele pode causar diarréia no início de sua utilização, e para estes casos o ideal é começar a usar o óleo de coco em doses menores, como duas a 4 colheres de chá por dia, e ao longo do tempo ir substituindo as colheres de chá por colheres de sopa.

Ele não tem uma contra indicação comprovada, mas o recomendado é que portadores de doenças crônicas, como dores de cabeça constante, ou quem sofre de problemas de aumento de colesterol ou esteatose hepática devam procurar seus médicos para saber se podem ingerir o óleo de coco em suas dietas.

 

 
Comente via Facebook!

2 Comentários em Óleo de Coco: Benefícios, Como Usar e Efeitos

  1. vc vai ficar belíssima com o uso do óleo de coco como hidrante na face

  2. arnaldo junior disse:

    ola gostaria d saber como posso usar , como algo c intervalos d 3 horas obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>