ONU: História, objetivos e site oficial

 
 

História, objetivos e site da ONU – A Organização das Nações Unidas tem como objetivo manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países. A ONU (www.un.org) surge após a 11 Guerra Mundial, em substituição à antiga Liga das Nações. A Carta das Nações Unidas foi elaborada na Conferência de San Francisco, com 50 paises, e assinada em 26 de junho de 1945. A organização passa a existir oficialmente em 24 de outubro de 1945, quando sua carta foi ratificada pela maioria das nações signatárias. Hoje, é integrada por 192 países.

Site Oficial da ONU

onu sede

Não fazem parte da ONU Taiwan (que a China considera uma provincia rebelde) nem o Vaticano. A ONU é constituida por várias instâncias, que giram em tomo do Conselho de Segurança e da Assembleia-Geral. A organização atua em diversos conflitos por meio de suas forças internacionais de paz. Discute-se atualmente a necessidade de reformas na ONU, pois sua estrutura reflete a realidade do pós-guerra e da Guerra Fria, cenários já superados. As discussões se acentuaram depois da guerra promovida por EUA e Reino Unido contra o Iraque, em 2003, quando, apesar do parecer contrário da organização à ocupação do pais, as duas potências decidem atacar.

Agências Especializadas da ONU

A partir da ONU, foram criadas agências especializadas em temas que requerem coordenação global. As agências são autônomas. Além do Banco Mundial e do FMI, na área econômica, e da Unesco, na de educação, algumas das mais conhecidas são: Organização para a Agricultura e a Alimentação (www.fao.org), Organização de Aviação Civil Internacional (www.icao.int), Organização Internacional do Trabalho (www.ilo.org), Organização Mundial da Saúde (www.who.int) e Organização Mundial do Turismo (ww. unwto.org).

onu bandeira

Bandeira Oficial da ONU

Conselho de Segurança da ONU

Organismo que concentra o poder na entidade, sobretudo os cinco membros da ONU permanentes – Estados Unidos, Reino Unido, França, Federação Russa e China, que possuem poder de veto. O conselho é composto, ain- da, de dez membros rotativos (veja quadro acima), eleitos por periodos de dois anos. Com o poder de veto, nada de importante na ONU se decide sem a aprovação dos cinco membros permanentes. O Conselho de Segurança é o órgão que aprova missões de paz, embargos e ações armadas

 
 
 

 
Comente via Facebook!
 
 

3 Comentários

 

 

Deixe sua Opinião

required

required

optional


 
 
Educação

Inscrições para o ENEM 2014 estão liberadas, faça ...

Desenhos para colorir na Páscoa 2014 1

9 desenhos para colorir na Páscoa 2014

boletim escolar 2014 mg2

Boletim escolar MG 2014: Consulta de notas e falta...