Home » Notícias » Biografias » Oscar Niemeyer: Biografia, vida e obras do Arquiteto

Oscar Niemeyer: Biografia, vida e obras do Arquiteto

Conheça um pouco da vida e obra deste grande arquiteto brasileiro e mundial, Oscar Niemeyer, que revolucionou a arquitetura moderna do último século.

26/04/2013 13h33m. Atualizado em 03/11/2014 20h15m por:

 

Oscar Niemeyer: Biografia e vida do Arquiteto

Uma biografia resumida da vida e obra de Oscar Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro. “A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem.” Esta frase foi dita pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e praticamente fez parte de sua vida e suas obras, que são reconhecidas pelo mundo afora.

E mesmo após sua partida em 2012, com seus 104 anos, é sempre bom relembrar um pouco de sua trajetória de vida, que o fez ganhar seu lugar no contexto histórico nacional e internacional, juntamente com suas mais de 600 obras espalhadas ao redor do mundo.

Um pouco mais sobre Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho, ou simplesmente Oscar Niemeyer como ficou mais conhecido, foi um consagrado arquiteto brasileiro, e um dos nomes mais importantes da arquitetura moderna. Niemeyer nasceu em 15 de dezembro de 2007, no bairro de Laranjeiras, na cidade do Rio de Janeiro.

Ele era filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida, e passa sua juventude bem despreocupado com a vida, apenas curtindo a vida boêmia.

Com 21 anos ele conclui o ensino médio, e nesta mesma época se casa com Anita Baldo, que tinha 18 anos. Anita foi sua esposa por 76 anos, e mãe de sua filha Anna Maria Niemeyer. No ano seguinte ao seu casamento Niemeyer entra para Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde se forma como engenheiro arquiteto.

Em seu terceiro ano de curso, Niemeyer desiste de estagiar como os outros alunos, e resolve ir trabalhar gratuitamente no escritório de Lucio Costa, que acaba lhe proporcionando um amadurecimento profissional importante de sua carreira.

Oscar Niemeyer: Biografia e vida do Arquiteto 2

Biografia de Oscar Niemeyer.

Início das obras de Oscar Niemeyer

No ano de 1936, Oscar Niemeyer é chamado para auxiliar p arquiteto suíço Le Corbusier, que lhe proporciona o desenvolvimento de seu estilo, com uso de novas técnicas construtivas vindas da Europa, que usavam materiais novos da época. Em 1937 ele projeta a Obra do Berço, no Rio de Janeiro, e dois anos mais tarde viaja com Lucio Costa para projetar o Pavilhão do Brasil em Nova York.

Já em 1940, Niemeyer conhece Juscelino Kubitschek, que era prefeito de Belo Horizonte na época, e que posteriormente o convidaria para projetar seu primeiro trabalho individual. Niemeyer já com seus 33 anos projeta o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, que garante a projeção nacional ao arquiteto. Em 1951 ele cria o conjunto de obras do Parque do Ibirapuera, e também o edifício Copan, no estado de São Paulo.

Após a eleição de Juscelino Kubitschek para presidente da República, ele chama Oscar Niemeyer para um novo projeto, desta vez muito mais ambicioso. Seu novo projeto foi o responsável pela mudança definitiva da capital brasileira, que passa a ser em Brasília desde então.

Ali Oscar Niemeyer projeta o Palácio da Alvorada, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios e o Palácio do Planalto, que se tornou a sede do governo. Estes projetos demoraram 4 anos para ficarem prontos, e deste então se tornaram Brasília, a capital do Brasil.

Depois desta obra, Niemeyer se torna coordenador da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília. Em 1963 ele é nomeado membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos dos Estados Unidos, e recebe o premio Lênin em favor da paz.

Oscar Niemeyer 4

Obras de Oscar Niemeyer.

Principais obras de Oscar Niemeyer

Desde então o arquiteto se torna responsável pela criação de diversos projetos e obras em todo mundo, que o colocaram ele no hall da fama como um dos maiores arquitetos de todos os tempos.

Confira abaixo uma lista com algumas de suas obras mais famosas:

1. Ministério da Educação e Saúde do Rio de Janeiro;
2. Grande Hotel de Ouro Preto;
3. Pavilhão Brasileiro na Feira Mundial de Nova York;
4. Conjunto Arquitetônico da Pampulha;
5. Sede da ONU;
6. Edifício Copan;
7. Auditório do Ibirapuera;
8. Marquise do Ibirapuera;
9. Igrejinha Nossa Senhora de Fátima;
10. Palácio Itamaraty;
11. Universidade Mentouri de Constantine;
12. Pestana Cassino Park;
13. Sambódromo do Anhembi;
14. Museu de Arte Contemporânea de Niterói;
15. Torre de TV Digital, e muito mais.

O arquiteto Oscar Niemeyer também projetou diversas obras que ainda não foram construídas, mas que ficarão como um marco histórico de sua genialidade para as gerações futuras.

Oscar Niemeyer 5

Vida de Oscar Niemeyer.

Últimos anos de vida de Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer nunca deixou de trabalhar, tanto que nos anos 90 e 2000 ainda teve projetos realizados, como o Museu de Arte Contemporânea, que foi inaugurado em 1991, o Auditório do Ibirapuera, em 1999, e em 2010 a Cidade Administrativa de Minas Gerais, dentre outros projetos. Em seu centenário o arquiteto recebeu a Medalha de Mérito Cultural do Brasil, além de ter recebido inúmeros prêmios em todos os seus anos de vida e carreira, tanto no Brasil como em todo mundo.

E no dia 5 de dezembro de 2012, já próximo de completar seus 105 anos, falece no Hospital Samaritano no Botafogo – Rio de Janeiro, o arquiteto Oscar Niemeyer.

Biografia em vídeo de Oscar Niemeyer

A seguir o vídeo faz um resumo da biografia de Niemeyer, são 45 minutos de vida e histórias:

Se você tem alguma observação sobre a biografia de Oscar Niemeyer deixe um comentário!

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>