Home » Seu Lar » Saúde » Passeio na praia: 6 dicas e cuidados especiais

Passeio na praia: 6 dicas e cuidados especiais

O verão está chegando, e com ele a época de ir à praia com toda família. E para aproveitar o passeio confira nossas dicas e cuidados antes de ir pra praia.

11/12/2013 13h33m. Atualizado em 11/12/2013 16h04m por:

 

Passeio na praia 001

O verão está chegando, uma época de muito calor em praticamente todo Brasil. E nesta época cresce muito o número de viagens em direção a praia, principalmente pelo clima brasileiro ser predominantemente tropical.

Por isso nada mais justo do que curtir uma boa praia com toda família no final de semana, para aproveitar o calor intenso deste clima tão gostosamente tropical de nosso país.

Passeio na praia 002

Dicas para passear na praia

Cuidados para melhorar o passeio

E para que sua viagem a praia seja maravilhosa, separamos abaixo alguns cuidados e dicas muito importantes, que vão garantir maior conforto e segurança no seu passeio:

cuidados+na+praia2

Alguns cuidados podem melhorar a qualidade do passeio na praia

Sol e banho de mar

O primeiro cuidado ao ir a praia é o uso do protetor solar, que deve ter um fator ideal para proteger sua pele contra os raios do sol, e utilizado por adultos e crianças. Este protetor deve ser aplicado a cada três horas, e reaplicado sempre que você tomar banho de mar.

Antes de entrar no mar, verifique as indicações se a água está adequada para banho, e caso não seja, é melhor deixar o banho de mar para outra ocasião. Tome também cuidado ao nadar ou pular ondas na praia, pois a força da água pode causar acidentes indesejáveis.

E lembre-se que o horário recomendado para tomar sol na praia é antes das 10 e depois das 16 horas. Por isso evite ficar se queimando o dia todo no sol, para que sua pele não fique ressecada e você cheio de queimaduras bem doloridas ao final do dia.

cuidados+na+praia

O sol e banho de mar devem ser acompanhados de alguns cuidados

Crianças na praia

Para quem vai levar os filhos e sobrinhos à praia o primeiro cuidado é colocar em cada um deles uma pulseira de identificação. Nela deve ser colocado o nome da criança e de seus pais ou responsáveis, endereço residencial e/ou do local onde estão hospedados, e um telefone para contato.

Também é importante identificar para criança a cor do guarda sol, da toalha de banho e alguns pontos de referência próximo de onde eles estão, para que ela saiba informar em caso de perda. E durante a visita a praia é importante que as pessoas se revezem no cuidado com as crianças, para que todos possam se divertir com tranquilidade.

Caso a criança for brincar na água, tenha sempre um adulto por perto para tomar conta dela. E em casos de brincadeiras por um longo tempo, deixe as crianças com camiseta, para evitar queimaduras nas costas devido ao sol forte.

E para bebês o recomendado é que sejam levados a praia somente depois do horário de pico, e quando a temperatura estiver bem amena e com uma brisa suave. Isso evita que eles sofram de queimaduras e desidratação, devido à intensidade dos raios de sol e mormaço da praia.

Passeio na praia 003

Cuidados com crianças na praia

Alimentação e hidratação

A hidratação do corpo é muito importante, por isso leve bastante água de casa para praia, para poder se hidratar ao longo do dia, lavar as mãos e também para molhar o rosto, o que ajuda a aliviar a sensação de calor.

Alimentos também podem ser levados a praia, desde que sejam preparados no dia, e bem acondicionados em potes apropriados, e levados em isopores ou bolsas térmicas, para evitar que eles se estraguem ao longo do dia com o calor.

E na praia evite consumir alimentos vendidos por barraquinhas ou ambulantes sem higiene adequada, para evitar que seu passeio seja abreviado por uma doença oportunista causada por contaminação alimentar.

Passeio na praia 004

Alimentação e hidratação na praia

Outros cuidados

Leve para praia sacos para armazenar o lixo, e também para guardar roupas molhadas, evitando assim que elas fiquem jogadas pela areia da praia. Coloque também celular e documentos dentro de um saquinho ou uma bolsa apropriada, para evitar que eles se molhem ou fiquem cheios de areia.

Lenços umedecidos e álcool gel também são importantes para uma boa higienização das mãos em sua estadia na praia, por isso é importante levá-los consigo.

E não compartilhe toalha, chinelo ou bronzeador com pessoas desconhecidas na praia, para evitar pegar micose ou conjuntivite, que são muito comuns nestes ambientes.

Passeio na praia 005

Diversos cuidados devem ser realizados para um bom passeio

Com estas dicas você irá aproveitar muito mais seu passeio na praia, e poderá voltar outras vezes com mais segurança e tranquilidade.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *