patrimonio

Patrimônios da Humanidade – Conjunto de sítios ou bens naturais e culturais de grande valor histórico e ecológico para a humanidade, que estão inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O objetivo da Unesco é preservar esses lugares da destruição e degradação ambiental: uma vez incluídos na lista, eles devem ser mantidos intactos para as futuras gerações. A tarefa de manutenção dos Patrimônios da Humanidade cabe aos respectivos países que, quando necessário, solicitam o auxílio financeiro e técnico da Unesco para ações de pesquisa e conservação.

Em dezembro de 1996, a Lista do Patrimônio Mundial totaliza 506 sítios (380 culturais, 107 naturais e 19 mistos), situados em 107 países do mundo (ver MAPAs e fichas dos países). A lista é atualizada todos os anos (geralmente em dezembro), com base na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Natural e Cultural, de 1972, ratificada por 140 países em 1995.

Nessas reuniões, os países-membros propõem novos sítios de seus territórios a serem incluídos na lista. O Comitê do Patrimônio Mundial, com a assessoria do Conselho Internacional para Monumentos e Sítios (Icomos), e da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) analisa os pedidos, que podem ser aprovados ou não. Alguns países signatários não possuem nenhum patrimônio natural ou cultural inscrito na lista até 1995.