Home » Mulher e Beleza » Patrimônios da Humanidade

Patrimônios da Humanidade

24/05/2011 23h10m. Atualizado em 24/05/2011 23h15m por:

 

patrimonio

Patrimônios da Humanidade – Conjunto de sítios ou bens naturais e culturais de grande valor histórico e ecológico para a humanidade, que estão inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, da ONU para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O objetivo da Unesco é preservar esses lugares da destruição e degradação ambiental: uma vez incluídos na lista, eles devem ser mantidos intactos para as futuras gerações. A tarefa de manutenção dos Patrimônios da Humanidade cabe aos respectivos países que, quando necessário, solicitam o auxílio financeiro e técnico da Unesco para ações de pesquisa e conservação.

Em dezembro de 1996, a Lista do Patrimônio Mundial totaliza 506 sítios (380 culturais, 107 naturais e 19 mistos), situados em 107 países do mundo (ver MAPAs e fichas dos países). A lista é atualizada todos os anos (geralmente em dezembro), com base na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Natural e Cultural, de 1972, ratificada por 140 países em 1995.

Nessas reuniões, os países-membros propõem novos sítios de seus territórios a serem incluídos na lista. O Comitê do Patrimônio Mundial, com a assessoria do Conselho Internacional para Monumentos e Sítios (Icomos), e da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) analisa os pedidos, que podem ser aprovados ou não. Alguns países signatários não possuem nenhum patrimônio natural ou cultural inscrito na lista até 1995.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>