Planta Hidráulica de Casa: Modelos e Como Montar

O que é uma planta hidráulica da casa, e veja algumas dicas e modelos para sua criação. A parte hidráulica de uma casa deve ser pensada antes da construção.

 
 

Planta Hidráulica de Casa

A planta hidráulica de uma casa é de extrema necessidade para construção. A construção de um imóvel residencial ou comercial precisa seguir algumas etapas de planejamento, que são indispensáveis para o bom andamento da obra. Uma destas etapas é a elaboração das plantas da casa, que são desenhos em escala, que ilustram as medidas para cada um dos cômodos que serão construídos.

Esta planta de casa irá definir cada uma das etapas da obra, indo da parte inicial (contrapiso, paredes, portas, janelas, laje, etc.), parte elétrica e a parte hidráulica.

Cuidados com a Planta Hidráulica:

Antes de prosseguir, fica o alerta. Muitas pessoas se esquecem de planejar com antecedência a colocação do sistema hidráulico, e com isso acabam tendo mais gasto com a quebra de paredes para passagem dos canos, portanto fique alerto.

Esta planta hidráulica, bem como a planta da casa, deve ser projetada por um engenheiro responsável pela obra, que irá analisar onde deverão ser colocados os canos de entrada da água em sua residência (geralmente de uma caixa d’água), até sua saída em vários locais (torneiras, vaso sanitário, chuveiro, etc.).

Água da Caixa

E o ponto principal da planta é à saída da água da caixa ou vinda diretamente da rua. Ela deve ser colocada acima de todo encanamento, para que a água desça sobre pressão, e chegue a todos os pontos da casa.

Planta Hidráulica de Casa 2

Montar Planta Hidráulica de Casa (foto: reprodução)

O Sistema da Planta Hidráulica:

Ligado a este sistema da planta hidráulica de casas devemos colocar dois canos de tamanhos diferentes, um com 1 e ½ polegadas de diâmetro, usado para o vaso sanitário com descarga, e outra saída para todo o resto da casa com ¾ polegadas de diâmetro. E no final de cada saída do cano de ¾ polegada é colocado um redutor para torneiras, que tem a medida de ½ polegada.

Já nas principais saídas é colocado um registro intermediário, para auxiliar nas futuras manutenções do sistema, como a troca da borrachinha da torneira, ou dos reparos na válvula de descarga.

Modelos de Plantas Hidráulica

E para lhe ajudar na visualização da planta hidráulica de casa, separamos abaixo alguns modelos ilustrativos, que podem servir como base para seu projeto:

Planta Hidráulica de Casa 3

Planta Hidráulica de Casa 2 4

Planta Hidráulica de Casa 2 6

Planta Hidráulica de Casa 2 7

Planta Hidráulica de Casa 2 8

Gostou dos modelos de plantas hidráulicas para casas? Comente!

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>