População Brasileira 2011

O Brasil possui a quinta maior população do mundo, entenda como e qual a estimativa média para população brasileira 2011 e sua distribuição por idade/sexo.

 
 

populacao brasileira 2011

O Brasil possui a quinta maior população do mundo e chega a novembro de 2010 com 190.732.694 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com cerca de 20% da população brasileira, o estado brasileiro mais populoso é São Paulo, com 41.252.160 habitantes na contagem do Censo 2010.

Tendência mundial

Acompanhando tendência mundial, o crescimento demográfico brasileiro vem se desacelerando nas últimas quatro décadas. Esse processo é decorrente principalmente da queda constante da taxa de fecundidade (que representa a quantidade de filhos que cada mulher tem na vida). Em 2009, a densidade demográfica no Brasil era de 22,5 habitantes por quilômetro quadrado.

populacao brasileira 2011

População brasileira estimada para 2011

A pesquisa 2011

Pela primeira vez, desde o início da atual série histórica, que começou em 2001 – neste ano a taxa foi de 2,33 filhos por mulher , a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, do IBGE, mostra uma elevação na taxa de fecundidade no Brasil. A taxa ainda continua abaixo do indice de reposição, que é de 2,1, mas aumentou em comparação com 2008, passando de 1,89 para 1,94 filho por mulher em 2009. Mesmo tendo crescido, esse número reforça a tendência à queda na taxad natalidade,mas,em curt prazo, não sigiificaumaestagnação populacional, pois existe uma larga faixa de população em plena idade reprodutiva – são mais de S0 mil mulheres entre 15 e 49 anos, que representam mais de 50% do total de mulheres do pais, o que faz com que haja mais nascimentos ao que mortes.

No entanto, a situação pode mudar daqui a 20 anos se for mantido o atual ritmo de natalidade, quando a população do Brasil deve parar de crescer. O Brasil contara em 2050 com uma população total de cerca de 218,5 milhões de pessoas.

populacao brasileira 20112

Distribuição da população brasileira

Habitantes por km2

Dividindo-se o número de habitantes pela área total do território brasileiro, chega-se à densidade populacional do pais: 22,5 habitantes por quilômetro quadrado. Na prática, porém, a ocupação no país varia drasticamente de uma região para outra Na Região Norte, a densidade é de quatro habitantes por quilômetro quadrados. Já na Região Sudeste, há 87 habitantes por quilômetro quadrado, sobretudo há quatro décadas, o Sudeste é a 13° mais populosa do Brasil.

Dados Atualizados no artigo População Brasileira 2012!

populacao brasileira 20113

Até a próxima!

 

 
Comente via Facebook!

4 Comentários em População Brasileira 2011

  1. Paty disse:

    Nossa, daqui a algumas décadas não vai dar nem pra respirar no Brasil!!!

  2. rafaela disse:

    nossa que novidades desse brasil velho ainda bem que eu vou pra EUA em 2012 de junho paty besta

  3. Yara disse:

    E quem te perguntou Rafaela. Espere primeiro a pergunta pra depois responder. Se vc vai pro Estados unidos problema seu Deus deu uma vida pra cada ser humano sabe porque PRA CADA UM CUIDAR DA SUA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>