Home » Notícias » Mundo » População brasileira 2014: Estimativa e má distribuição de renda

População brasileira 2014: Estimativa e má distribuição de renda

Entenda as estimativas de crescimento da população brasileira em 2014, e veja os principais desafios que nosso país enfrenta no cenário mundial.

22/01/2014 10h33m. Atualizado em 31/01/2014 10h32m por:

 

População brasileira 2014 001

A população brasileira vem crescendo consideravelmente ao longo dos anos, o que torna o Brasil um dos 5 países mais populosos do mundo, perdendo apenas para China, com seus 1,3 bilhão de habitantes, Índia com 1,1 bilhão de habitantes, Estados Unidos com 314 milhões de habitantes e para Indonésia, com 229 milhões de habitantes (valores estimados conforme dados de sensos mundiais).

E segundo os dados do Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE em 2010, o Brasil possuía aproximadamente 190.732.694 habitantes. Atualmente este número já se aproxima dos 200 milhões de pessoas, conforme estimativas anuais que o instituto realiza entre a realização dos Censos Demográficos (que são feitos a cada dez anos).

População brasileira 2014 002

População brasileira 2014

Estimativa da população brasileira 2014

Estas estimativas são realizadas pelo IBGE para que os cálculos de indicadores econômicos e sociodemográficos sejam desenvolvidos, e também para que o Tribunal de Contas da União tenha uma base anual sobre qual a distribuição da renda nacional que deve ser distribuída para cada município.

População brasileira 2014 003

Estimativa da população para 2014

Má distribuição de renda na população 2014

Apesar de ser um país muito populoso, o Brasil ainda enfrenta graves problemas quando o assunto é sua distribuição de renda entre as pessoas. Este fator faz com o uso de todo potencial econômico do mercado interno não seja aproveitado como um todo, gerando inúmeros problemas sociais.

Temos também a elevada carga tributária, que é mais pesada entre os mais pobres, e se torna mais leve para os mais ricos. Isso pode ser comprovado quando vemos que um trabalhador que ganha até 2 salários mínimos por mês é o responsável pelo pagamento de 49% desta carga tributária, enquanto quem ganha salário de 30 salários mínimos responde apenas por 26% desta mesma carga.

População brasileira 2014 004

M;a distribuição de renda entre a população brasileira 2014

Época da Copa e das Eleições

O Brasil em 2014 também passará por dois grandes momentos, o primeiro é a Copa do Mundo, que está pertinho de acontecer, e que deve atrair uma renda considerável no setor de turismo e hotelaria para várias cidades do país. Já o segundo momento a época das eleições presidenciais, que já começam a esquentar os debates entre os partidos políticos.

E as eleições ganham um destaque especial no cenário de crescimento brasileiro por dois fatores, o primeiro foram as grandes manifestações que aconteceram no ano passado, e que devem gerar mudanças positivas no cenário político para o próximo ano; e o segundo fator é a transição ou continuação do governo, que acima de tudo deverá continuar em um rumo que traga crescimento econômico ao nosso Brasil, que já vem sendo realizado ao longo destes anos, tornando o Brasil um país muito mais forte no cenário mundial.

Aprendeu um pouco do cenário da população brasileira 2014?

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>