Home » Seu Lar » Saúde » Praticar muito Exercício Físico faz Mal? Entenda

Praticar muito Exercício Físico faz Mal? Entenda

Entenda o porque praticar muito faz mal à saúde! E como deve-se praticar uma atividade física maneirada no seu dia a dia.

05/09/2012 20h20m. Atualizado em 22/04/2015 18h40m por:

 

praticar muito exercicioA prática de exercícios e esportes, tão defendida atualmente, pode ser prejudicial ao organismo? Qualquer exercício realizado com prudência e cautela, sob orientação do médico ou de pessoas capacitadas, não deve causar nenhum prejuízo à saúde. Se o atleta optar por realizar exercícios de modo incorreto ou inadequado, pode experimentar problemas. É o caso da tendinite (inflal71açâo do tendão) no cotovelo dos tenistas (tênis elbowi, lesões musculares dos corredores e até fraturas por stress ou por fadiga. Há um tipo defratura causada por excesso de exercícios, que é formada de microfraturas no osso, que não são detectadas em radiografias, o que acaba por agravá-Ias. Nesse caso há exames específicos- cintilografia óssea ou ressonância magnética – para identificar as microfraturas.

Pessoas com problemas no joelho não podem fazer exercícios forçados em mesa romana ou em bicicleta com banco baixo, pois agravam o quadro. A sobrecarga de peso e os movimentos anormais também causam prejuízos. Exemplos de esportes que podem causar prejuízos aos atletas são os praticados exclusivamente durante osfins de semana. Por falta de condicionamento físico dos praticantes, o exagero dos exercícios pode trazer mais malefícios do que benefícios. Esses atletas acabam por cometer excessos, como jogar futebol ou tênis muitas horas seguidas sem o devido preparo.

Esportes mais Preocupantes para Ortopedia

Que esportes são mais preocupantes para a ortopedia? Por quê? Quais os mais seguros?

Os esportes que mais preocupam os ortopedistas são os de contato, como futebol, maiores de contusões (traumas diretos) e entorses (movimenlos anormais da articulação). Também há uma grande preocupação em relação às lesões provocadas por esportes velozes como o esqui e a patinação, nos quais podem ocorrer graves fraturas, entorses e luxações (deslocamento do osso). Os esportes mais seguros são os de menor contato físico e menor velocidade, como o golfe e o tênis de mesa como indicado no programa Bem Estar da Globo.

praticar muito exericio 2

Praticar Muito Exercício

Natação

A natação, conhecida como o esporte perfeito, requer metodologia em sua prática. As estatísticas indicam que cerca de 80% dos nadadores sentem dores nos ombros. A dor, como conseqüência, provocará limitação funcional nos movimentos dos braços, diminuindo a capacidade durante a prática de muito exercício diário e, às vezes, até mesmo incapacitando o esportista para continuar na atividade. O tratamento pode incluir a fisioterapia ou até mesmo a cirurgia. Entretanto, antes do tratamento, a preocupação principal deve ser a prevenção dos problemas, evitando que o atleta faça movimentos de grande amplitude sem estar orientado. As patologias podem ser decorrentes da realização de exercícios sem orientação, como no caso das tendinites e bursites.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *