Home » Seu Lar » Saúde » Principais dúvidas sobre o protetor solar

Principais dúvidas sobre o protetor solar

Entenda um pouco mais sobre o uso correto do protetor solar, e veja quais os fatores de proteção ideais para sua pele. O protetor solar deve ser usado diariamente.

04/11/2013 13h33m. Atualizado em 04/11/2013 17h34m por:

 

Principais dúvidas sobre o protetor solar 0

O verão se aproxima, trazendo consigo dias muito quentes, que tem ultrapassado os 30 graus em várias regiões do Brasil. E a temporada do calor, que já se inicia agora na primavera, é um dos principais atrativos para irmos à praia.

Mas para que nosso passeio a praia seja muito mais proveitoso é importante que utilizemos o protetor solar, para proteger nossa pele contra os raios nocivos do sol, evitando assim o aparecimento de queimaduras na pele, e até o câncer de pele, uma doença que vem crescendo ao longo dos anos.

importancia+protetor+solar

Principais dúvidas sobre protetor solar

Dúvidas sobre o protetor solar

E para lhe ajudar na escolha e utilização adequada do protetor solar, separamos abaixo a resposta para algumas das principais dúvidas sobre o produto:

protetor+solar+importancia

Importância do protetor solar

Qual o fator de proteção solar (FPS) ideal para minha pele?

Esta escolha vai depender muito do tipo de pele, aonde as pessoas com pele mais clara tem que usar protetor solar com fator mais elevado, entre 30, 60 ou até mais elevado, enquanto que pessoas de pele mais escura, em geral, não necessitam de tanta proteção, e podem utilizar protetor solar com fator 15.

Isso tem relação com a produção de melanina, uma substância que nosso organismo produz, e que é responsável pela coloração da pele, e também pela proteção contra a radiação solar. Esta produção é mais elevada em pessoas de pele negra, enquanto que pessoas com pele branca possuem menos melanina, e com isso menos proteção contra a radiação solar.

Também não é recomendado utilizar um protetor solar com fator muito elevado para sua pele, pois isso pode causar ao final do dia vermelhidão e até o aparecimento de bolhas na pele. Em caso de dúvidas procure um dermatologista para indicar qual o melhor protetor solar para seu tipo de pele.

Principais dúvidas sobre o protetor solar 003

Fator de proteção

Quando devo utilizar o protetor solar?

O protetor solar deve ser aplicado 15 minutos antes de ir à praia, mesmo que você for ficar debaixo do guarda sol. Aqui vale lembrar que a areia também reflete os raios UV diretamente para sua pele. Dias nublados também merecem um cuidado especial, já que a grande maioria da radiação solar atravessa as nuvens.

E o mais indicado é que o protetor solar seja utilizado sempre, independente de irmos ou não para uma praia ou piscina, e evitar tomar sol entre as 10 da manhã e às 4 da tarde.

Principais dúvidas sobre o protetor solar 004

Como usar o protetor solar

Como aplicar o protetor solar?

A aplicação do protetor solar deve ser feita de forma uniforme em toda pele, entre 15 a 30 minutos antes da exposição aos raios do sol. Depois é necessário que o produto seja reaplicado a cada 3 horas, depois de um banho de mar ou piscina, ou em casos de suor excessivo.

Como medida de aplicação você pode calcular 1 colher (chá) para o rosto e pescoço e1 colher (sopa) para costas, peito, braços, pernas e pés (uma medida para cada local do corpo). Caso você utilize protetor solar em spray, o ideal é aplicar o produto até que o corpo fique todo recoberto de protetor.

Principais dúvidas sobre o protetor solar 001

Como aplicar o protetor solar

Posso usar o mesmo protetor solar no rosto e no corpo?

Em geral não há problemas em utilizar o mesmo protetor solar para o corpo e para o rosto, porém, em peles muito oleosas o protetor solar pode causar o aparecimento de espinhas.

Por isso existem no mercado os protetores solares próprios para rosto, e que possuem uma formula menos densa, e com isso evitam o aparecimento das espinhas.

Aqui a dica é escolher os produtos com fator seco, que vem em gel, loção ou creme, e que controlam o excesso de oleosidade. E caso você pratique esportes, o recomendado é utilizar os protetores solar em creme, que são menos resistentes a água e o vento.

Principais dúvidas sobre o protetor solar 002

Usar o mesmo protetor solar no corpo e no rosto?

Com estas dicas você vai estar pronto para encarar o verão com o uso do protetor solar, protegendo assim sua pele de forma adequada. E em caso de dúvidas, consulte um dermatologista para maiores orientações.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *