Home » Seu Lar » Saúde » Quais os Órgãos mais Predispostos ao Câncer? Por quê?

Quais os Órgãos mais Predispostos ao Câncer? Por quê?

Quais órgãos do ser humano estão mais predispostos a apresentar câncer? Aprenda!

27/08/2012 19h05m. Atualizado em 27/08/2012 14h10m por:

 

Quais os Órgãos mais Predispostos ao Câncer? Por quê?o termo câncer é derivado da palavra grega karkino s (caranguejo), provavelmente devido ao seu comportamento similar ao das garras desse crustáceo – aderem e infiltram. A célula maligna tem a capacidade de se multiplicar de forma desordenada em um determinado órgão, assim como, disseminar-se para outros locais distantes do organismo. O crescimento de várias células em um determinado local configura- se o que se chama de tumor maligno ou câncer.

A ciência que estuda os tumores é a Oncologia (do grego ancas, o mesmo que tumor), e oncologista é o profissional que se dedica à oncologia.

No Brasil, a maior incidência de câncer em pessoas do sexo masculino ocorre no estômago, no pulmão e na próstata. No sexo feminino, o câncer acomete com mais freqüência a mama e o colo uterino.

Quais os Órgãos mais Predispostos ao Câncer? 2

Órgãos mais Predispostos

Algumas razões podem explicar essas incidências. No câncer de pulmão, o maior responsável é o fumo. Já o câncer de colo de útero pode ser determinado por alguns fatores como, por exemplo, início precoce de relações sexuais, múltiplos parceiros e infecções virais (pelo papilomavirus).

Para o câncer que acomete os demais órgãos, ainda não se tem explicações concretas. A importância dos estudos epidemiológicos, dentre outros, reside no fato de que alguns tipos de câncer podem ser evitados ou detectados precocemente através de check-up, exames de controle como, por exemplo, os exames ginecológicos periódicos para detecção de câncer de colo de útero e mama, e os exames urológicos para o câncer de próstata.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *