Home » Decoração » Quartos » Quarto adaptado para idosos: Aprenda como montar e veja diversas dicas

Quarto adaptado para idosos: Aprenda como montar e veja diversas dicas

Aprenda como montar um quarto adaptado ao idoso, para lhe garantir maior conforto, segurança e bem estar em sua melhor idade. 6 modelos e erros cometidos.

17/02/2014 07h33m. Atualizado em 14/03/2015 13h20m por:

 

Quarto adaptado para idosos 008

Quando nossos pais ou avós vem morar com a gente, é natural que montemos um quarto de maneira especial para que ele se sinta o mais confortável possível, e com isso possa aproveitar a chegada de sua melhor idade.

Nestas horas é fundamental projetar um quarto adaptado para ele, de forma a lhe garantir conforto, bem estar e segurança em todos os momentos. Além disso, o quarto do idoso deve ser um ambiente alegre e que lhe ajude a ter uma velhice bem mais confortável.

Quarto adaptado para idosos4

Modelo de quarto adaptado para um idoso

Dicas para deixar o quarto adaptado ao idoso

E para garantir maior conforto e segurança ao quarto do idoso, separamos abaixo algumas dicas que vão lhes ajudar a adaptar o quarto para melhor acomodação de seus pais, avós e tios que já estão na melhor idade:

Quarto adaptado para idosos7

Tudo deve ser integrado e de livre acesso

Conforto ao idoso

O primeiro passo é garantir que o idoso tenha acima de tudo conforto em seu quarto, já que muitos deles depois de certa idade acabam ficando muito tempo neste ambiente. E isso pode ser feito com o uso de camas largas, e com uma altura em que o idoso possa ficar sentado nela apoiando os pés no chão.

Ela deve ser feita com estrado reforçado, pois muitos idosos acabam soltando seu peso sobre a cama na hora de se deitar, e também possuir a cabeceira, para que ele possa ficar sentado ao longo do dia.

Outro móvel que vai garantir maior conforto ao idoso é uma poltrona próxima da cama. Ela deve ter uma altura em que o idoso se sente de forma confortável, sem forçar sua coluna, e de preferência que possam ser reclinadas com facilidade.

A poltrona devem ser feita de tecido ou possuir almofadas que trarão mais conforto quando idoso for se sentar para ver televisão ou mesmo precise colocar meias e sapatos, devem possuir encosto alto, e braços em que o idoso possa se apoiar para levantar.

Quarto adaptado para idosos6

O conforto é o principal foco no quarto adaptado para idosos

Mesinha de refeições no quarto do idoso

E ao lado da cama pode ser colocada uma mesinha de refeições, que deve ser um pouco mais alta que a cama, e deve ser fixa na parede ou no chão, para evitar acidentes. Também pode ser colocado o criado na lateral da cama, para que o idoso possa deixar o controle remoto da TV e do ar condicionado, os remédios, um livro ou uma garrafa d’água para uso diário.

Quarto adaptado para idosos1

Mesa de refeição de fácil alcançe

Iluminação do quarto

É muito importante que o quarto do idoso seja bem iluminado para evitar quedas ou tropeções. E isso pode ser feito com o uso de lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas anti-ofuscantes (com aquela proteção leitosa), que emitem bastante luminosidade e que não forçam a vista como as lâmpadas comuns.

Os interruptores devem ser colocados à 1,10 metros ou superior do chão, conforme a altura do idoso, e de preferência próximos da cama. Ao lado da cama também podem ser colocados abajures de leitura, que devem ser fixos no criado, ou mesmo arandelas na parede, que iluminam bem o ambiente e liberam mais espaço no criado ou cômodo ao lado da cama.

E o uso de cores claras na pintura ajuda a aumentar a iluminação natural do ambiente, e por isso devem ser usadas cores alegres e que estimulem o idoso a ter uma vida mais confortável e feliz. E o recomendado é evitar o branco, que pode causar melancolia e tristeza ao idoso.

Quarto adaptado para idosos2

Iluminação e abajures no quarto de idosos

Climatização do quarto do idoso

O quarto deve ser feito com janelas grandes e que garantam um ambiente bem arejado durante o dia. Estas janelas devem possuir abertura para dentro do quarto, para evitar que o idoso precise se inclinar todas as vezes para fechá-las, ou serem janelas de abertura lateral, que são mais práticas e garantem mais espaço ao cômodo.

Os vidros da janela devem ser projetados para evitar ao máximo a entrada de ruídos externos no quarto, principalmente durante a noite; e devem possuir uma película protetora que impeça a entrada dos raios de sol com maior intensidade dentro do quarto.

Nas janelas pode ser colocadas as persianas para permitir a entrada do ar e ao mesmo tempo deixar o ambiente mais agradável durante o dia. Elas são mais práticas, leves e fáceis de limpar que as cortinas, e devem possuir um mecanismo de fácil abertura.

Outra dica para aumentar o conforto climático é o uso do ar condicionado, que deixa o ambiente sempre fresco, tanto no calor como em épocas mais frias do ano.

Quarto adaptado para idosos5

O tapete deve ser removido dos quartos e outros ambientes

Segurança no ambiente

Na parte de segurança o quarto deve possuir piso antiderrapante, que dá maior aderência e firmeza ao caminhar. Ao lado da cama podem ser colocadas barras laterais que dão maior sustentação na hora em que o idoso for se levantar.

As portas do quarto devem ser amplas, o que facilita a entrada ou saída de um idoso em cadeira de rodas. E o quarto deve ficar próximo ao banheiro, para que o idoso não precise se locomover muito quando precisar utilizá-lo.

Os móveis devem possuir cantos arredondados, que são mais seguros e diminuem o risco de acidentes domésticos. Outra medida para diminuir estes acidentes é fixar estantes e armários na parede, para que um destes não venha cair sobre o idoso durante o uso.

E dentro dos armários e nas gavetas podem ser colocadas luzes de LED, que vão ajudar na visualização dos objetos em seu interior, facilitando assim ao idoso encontrar o que deseja.

Prenda os lençóis e cobertores na lateral de baixo da cama, para dar maior firmeza na hora do uso, e evitar que o idoso acaba ficando descoberto no meio da noite ou com os pés de fora. Devem ser evitados o uso de muitos travesseiros na cama, para não forçar a coluna e evitar o risco de sufocamento quando o idoso tem pouca mobilidade.

Deixe também ao lado da cama um telefone com números de emergência, um relógio digital com visor grande e também uma lanterna na gaveta, para o caso de alguma emergência durante a noite.

Quarto adaptado para idosos3

Cama grande e confortável para um quarto adaptado para idosos

Quarto adaptado do idoso deve ser estimulante

E o fundamental é criar um ambiente que seja estimulante ao idoso, seja com alguns livros, um cantinho para trabalhos manuais, um computador com internet ou mesmo a televisão, para que ele tenha lazer e diversão sempre para alegrar sua vida.

Aprendeu como montar um quarto adaptado para idosos?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *