Home » Seu Lar » Saúde » Sapato Apertado provoca Calos e Joanetes

Sapato Apertado provoca Calos e Joanetes

Usar sapatos apertados pode causar joanetes e calos no pé? Aprenda neste artigo!

14/09/2012 10h20m. Atualizado em 14/09/2012 23h50m por:

 

joaneteQuais as conseqüências do uso de sapato apertado e de salto alto? O uso de sapato apertado e de salto alto está relacionado com o hálux valgo (joanete). O dedão do pé se desvia por cima do dedo vizinho, ocasionando aumento de volume na articulação do antepé. Além disso, os sapatos apertados podem provocar lesões na pele, e os de saltos altos predispõem a entorses de tornozelo e maior cansaço das pernas.

Eventualmente, em um grau menor podem acontecer dores na coluna, pois o salto muda o centro de gravidade da pessoa, obrigando-a a adotar outras posições da coluna.

Calos e Joanetes

Como os calos e joanetes se formam? Como tratá-los? Os calos e joanetes podem ser originados pela compressão externa (sapatos apertados e saltos altos), ou por problemas de formato dos ossos do pé. Os calos só devem ser retirados quando for corrigida a causa. Caso contrário, voltarão a se formar. Deve-se ter muito cuidado com as raspagens de calos realizadas por pedicuros não-especializados, porque podem causar infecções e feridas, e até mesmo provocar um aumento da espessura do calo, na reincidência.

sapato apertado

Sapato Apertado e Joanete

O calo nada mais é do que o crescimento anormal da pele em função de uma sobrecarga que ela está sofrendo, geralmente provocada por falso apoio da planta do pé, quando a pessoa pisa errado. Ao sentir dor no calo, a pessoa costuma ir ao calista, que alivia o problema mas não abole a causa. O correto é ir ao ortopedista ou dermatologista para corrigir a causa, que geralmente é o mau apoio. A correção se faz com o uso de palmilhas.

Tratamento

O tratamento muitas vezes pode ser feito com uso de calçados adequados, como os mais largos na frente, tipo mocassim ou tênis. Em casos graves utilizam-se sapatos ortopédicos feitos sob medida, medicamentos para diminuir a espessura do calo ou, até mesmo, remoção cirúrgica.

Aprendeu que você não deve usar sapatos apertados!

 
 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Sapato Apertado provoca Calos e Joanetes

  1. Temos mesmo que tomar cuidado, pois o que adianta ficar elegante se isso está prejudicando nossa saúde. temos que conciliar as duas coisas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *