Símbolos da Páscoa e seus significados

Conheça os principais símbolos da Páscoa Cristã e seus significados. A páscoa é uma das principais festas cristãs, onde é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo e com isso a nova aliança que Deus faz com seu povo.

06/03/2012 12h21m. Atualizado em 03/02/2014 14h21m por:

 
 

Símbolos páscoa

A páscoa é uma das principais festas cristãs, onde é celebrada a ressurreição de Jesus Cristo 3 dias após sua morte na cruz. Esta ressurreição vem celebrar a nova aliança que Deus faz com seu povo, e simboliza a passagem da morte para vida, representa o bem superando o mal, e representa a esperança e o amor renascendo no coração dos irmãos.

A data também relembra a festa judaica, que celebra a liberdade do povo judeu que era dominado pelo faraó do Egito. E esta passagem ainda hoje é celebrada pelos judeus com um jantar realizado entre a família por um período de oito dias, juntamente com leituras das escrituras nas sinagogas.

Alguns dos principais símbolos da páscoa:

E a páscoa também trás diversos símbolos, que representam a comemoração e a festividade pelos povos ao longo dos anos.

Simbolo Cordeiro na Páscoa

Ele representa a aliança feita por Deus com seu povo para libertação da escravidão do Egito. Com isso o povo pode celebrar sua liberdade através do sacrifício do cordeiro.

O cordeiro também é lembrado como o sacrifício de Jesus na cruz, representando Ele mesmo o cordeiro imolado para remissão de nossos pecados. E através de sua morte Ele nos trás o perdão de nossos pecados e representa a reconciliação do povo com Deus.

Símbolos da Páscoa e seus significados1

Cordeira de Páscoa

Círio Pascal

O círio pascal é uma vela especial que é acesa no sábado de aleluia, e representa Cristo, a luz do mundo, aquele que venceu a morte e veio nos trazer sua luz da salvação.

Na vela estão gravadas as letras presentes no alfabeto grego, o Alfa e o Ômega, que significam Deus, o principio e o fim. Também são colocados no círio os algarismos correspondentes ao ano.

Símbolos da Páscoa e seus significados8

Círio Pascal

Simbolo do Pão e vinho

O pão e vinho eram alimentos muito comuns da antiguidade, e quando Jesus comemora sua ultima ceia com seus apóstolos, vem firmar sua aliança com todos, se fazendo sempre presente no meio de nós.

A ceia da páscoa é a ceia eucarística, que representa o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, e nos faz lembrar de seu amor, de sua paz, de suas palavras de sabedoria e carinho para com todos. E é alimento do espírito para que sempre lembremos que Jesus Cristo esta sempre presente no meio de nós.

Colomba pascal

É um bolo feito em formato de uma pomba, e simboliza a vinda do Espírito Santo de Deus sobre nós, representando a paz.

Símbolos da Páscoa e seus significados7

Colomba Pascal

Sino: é usado para celebrar com alegria a ressurreição de Jesus Cristo no domingo de páscoa.

Símbolos da Páscoa e seus significados6

Sino

Quaresma na Páscoa:

São os 40 dias que antecedem a páscoa. Estes dias representam para o povo judeu a época de sua libertação do Egito, e servem para que reflitamos e nos preparamos para o dia da celebração da páscoa.

Símbolos da Páscoa e seus significados5

Quaresma de Páscoa

Óleo Santo:

Representam a força do Espírito Santo sobre nós e são usados para nos dar nova força e energia para seguirmos no caminho de Jesus Cristo.

Símbolos da Páscoa e seus significados4

Óleo Santo

Coelho: ele representa a fertilidade, representa a Igreja, com o poder vindo por obra de Jesus Cristo para divulgar a palavra de Deus a todos os povos, e fazer esta palavra se tornar Viva e Fecunda no coração de todos.

Símbolos da Páscoa e seus significados3

Coelho

Ovos de páscoa o simbolo mais conhecido

Este é sem dúvida o que as crianças mais esperam na época da páscoa, devido aos ovos de páscoa. O ovo era distribuído na antiguidade pelos povos pagãos como sinal de boa sorte. Já na China eles eram dados aos amigos como sinal de renovação da vida.

E os cristãos primitivos foram os que primeiro davam de presente o ovo para simbolizar o renascimento para uma nova vida. A arte da pintura dos ovos com cores festivas que representavam a páscoa foi introduzida pelos cristãos no século XVIII. Nesta época eram dados ovos bentos aos fiéis.

Símbolos da Páscoa e seus significados2

Ovos de Páscoa

E acredita-se que os ovos comuns foram trocados por ovos de chocolate por causa da restrição em se alimentar de carne no período da quaresma por alguns cristãos.

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em Símbolos da Páscoa e seus significados

  1. keila carolina batista salles disse:

    muito deliciosos ovos de chocalate

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>