Vai Com Tudo > Educação > Símbolos de Segurança em Laboratórios

Símbolos de Segurança em Laboratórios

Aprenda quais são os principais símbolos de segurança nos laboratórios ou em lugares que manuseiam produtos químicos e de alta periculosidade.

02/05/2013 22h33m. Atualizado em 11/05/2013 19h54m

 
 

Símbolos de risco 1

A pesquisa científica é uma área muito importante para todos nós, e que tem como missão realizar experimentos diversos para produzir o conhecimento necessário que proporciona melhoria da qualidade de vida para toda população. E o local onde são realizadas estas pesquisas é dentro de um laboratório, onde são colocados os mais variados equipamentos, que servem para auxiliar os cientistas a realizarem as pesquisas mais adequadas para cada situação.

Neste laboratório também estão contidos diversos produtos químicos, que são perigosos se forem manuseados indevidamente e sem os devidos cuidados necessários.

Imagens dos símbolos de segurança

Cada um destes produtos contém um rótulo de cuidados, que possui um símbolo internacionalmente conhecido, e com isso pode ser interpretado em todos os idiomas. Estes símbolos indicativos nos orientam sobre o manuseio correto e os cuidados necessários com cada produto químico, e nos servem de orientação para evitar acidentes.

Entre os principais símbolos de segurança em laboratórios destacamos:

• Produto Inflamável;
• Radioatividade;
• Líquido corrosivo;
• Risco biológico;
• Risco de explosão;
• Produto tóxico;
• Produto irritante a pele e aos olhos;
• Produto comburente;
• Produto perigoso para o meio ambiente.

Veja abaixo as imagens que demonstram os principais símbolos de segurança dentro de um laboratório, e que foram descritas acima:

Símbolos de risco 2

Símbolos de Risco.

Símbolos de risco 3

Símbolos de Riscos em Laboratórios

Símbolos de risco 4

Segurança em Laboratório

Conheça os Símbolos no Laboratório

Ressaltamos que, além de conhecer os símbolos de perigo que estão afixados nas paredes e nos rótulos dos produtos, é muito importante seguir as orientações de seu professor ou do coordenador do laboratório, e ficar atento as suas orientações.

E em caso de dúvidas não manuseie os produtos sem a devida orientação e proteção adequadas, para evitar acidentes. Confira neste vídeo algumas dicas de segurança e primeiros socorros dentro do laboratório, e que lhe ajudarão a evitar acidentes:

Aprendeu sobre os simbolos de segurança em laboratórios?

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>