Home » Seu Lar » Saúde » Conheça a Sindrome de Crouzon ou Disostose e suas causas

Conheça a Sindrome de Crouzon ou Disostose e suas causas

Crouzon é uma doença rara, caracterizada por uma mutação genética, que causa má formação óssea e afeta o desenvolvimento do crânio na região da face.

14/03/2011 17h11m. Atualizado em 03/03/2015 16h20m por:

 

Também conhecida como disostose de crânio-facial, a síndrome de Crouzon é uma doença rara, caracterizada por uma mutação genética, que causa má formação óssea e afeta o desenvolvimento do crânio na região da face. O nome da sindrome de Crouzon é uma referência a um famoso médico francês chamado Louis Eduard Octave Crouzon, por causa de seus importantes estudos e descobertas na área da neurologia.

Esta síndrome traz deformidade craniana e facial, além de expor o globo ocular a uma situação anormal, levando-o a ficar extremamente fora da posição normal. Todas estas características trazem consigo uma grande dificuldade no desenvolvimento neuropsicomotor dos indivíduos portadores desta síndrome.

1-sindrome de crouzon

Já existem cirurgias que trazem grande ajuda no tratamento da sindrome de Crouzon e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Porém, ainda é algo de pouco acesso e pouca divulgação.

Estudos recentes mostram que crianças portadoras desta síndrome, possuem quociente intelectual (QI) médio de 84, o que nos traz evidências de que estes pacientes tem seu desenvolvimento intelectual seriamente afetado.

Outro aspecto bastante evidenciado, é a questão do preconceito que cerca nossa sociedade com relação a indivíduos portadores da Síndrome de Crouzon, assim como também acontece com qualquer outro tipo de “deficiência” física e/ou mental.

Infelizmente, vivemos em um mundo em que as pessoas são julgadas por suas características físicas, e não por sua personalidade ou caráter.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *