SPTrans Bilhete Único: Tipos e Consultas

A cidade de São Paulo conta com os bilhetes únicos da SPTrans que se divide nos seguintes tipos: comum, estudante, mãe paulistana, vale-transporte e especial.

 
 

Bilhete único

O SPTrans Bilhete Único é um cartão eletrônico utilizado para facilitar o pagamento das passagens nos coletivos da rede metropolitana de São Paulo. Com ele é possível ao usuário viajar por um período de até 4 horas pagando apenas uma única passagem pelo trajeto, e podendo andar em até 4 ônibus da linha metropolitana do estado, ou realizar uma integração com os serviços de trens e metros que atendem toda região, por um período de até 2 horas.

O uso do bilhete único utilização é bem simples, bastando encostar o cartão no sensor instalado nas catracas, esperar alguns segundos pelo sinal sonoro, e uma luz irá se acender para indicar a liberação da catraca.

Bilhete único tabela de horários

Bilhete do SPTrans

Bilhete SPTrans Único Comum:

Ele pode ser adquirido por qualquer pessoa, e tem validade de 4 horas em viagens pela linha de ônibus da região metropolitana de São Paulo, ou até 2 horas nas integrações com as linhas de trem/metro.

O SPTrans Bilhete Único garante que o usuário possa embarcar em 4 ônibus no período máximo de 4 horas, com o pagamento de uma única passagem; ou até duas horas com a utilização do cartão nos ônibus e nos trens ou metros. Nestes casos é cobrada uma taxa pela integração, que atualmente esta saindo por R$ 1,65.

Ele também tem o benefício especial chamado de Bilhete Único Amigão, que permite aos usuários um período de 8 horas para integração nas linhas de ônibus aos domingos e feriados, pagando uma única passagem e embarque em 4 ônibus diferentes.

E para solicitar o seu basta se dirigir a um dos postos de atendimento da SPTrans espalhados pela cidade, ou em casas lotéricas ou bancas de jornais que prestem os serviços de venda dos bilhetes e recarga de créditos. E no ato da primeira compra é necessário realizar uma recarga de créditos com o valor de 5 passagens vigentes.

Bilhete único estudante

Bilhete Estudante SPTrans

Bilhete Único Estudante:

Com este bilhete Único os estudantes da região metropolitana de São Paulo têm o benefício do pagamento do valor de meia passagem nos ônibus, trens e metros. Ele dá o benefício da utilização em 4 viagens pelo preço de uma, em um período de 2 horas.

E ele pode ser usado por estudantes do ensino fundamental, ensino médio, supletivo, ensino superior, cursos técnicos e profissionalizantes, e professores das instituições de ensino da capital.

E para obter o seu basta solicitar em sua escola que o pedido seja encaminhado para SPTrans para aprovação. Depois basta ligar para o telefone 156 e verificar se seu pedido já foi aprovado.

Em caso afirmativo basta se dirigir a um dos 41 postos autorizados de venda ou mesmo acessar a loja virtual através do link: http://www.sptrans.com.br/bilhete_unico/lojaVirtual.aspx, e obter o seu.

Bilhete único especial

Único e Especial

SPTrans Bilhete Único Especial:

Este bilhete é destinado a idosos, gestantes, deficientes e pessoas obesas.

Aos idosos ele se destina as mulheres com mais de 60 anos e aos homens com mais de 65 anos, que podem usar o Bilhete Único em ônibus ou microônibus da região metropolitana. Mas este bilhete não é válido para utilização nos trens e metros.

O Bilhete Único para deficientes físicos engloba pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental ou intelectual. Ele garante o transporte em toda linha de ônibus, microônibus, trens e metros da linha metropolitana da capital.

O Bilhete Único da SPTrans Especial para gestantes e o Bilhete Especial para pessoas obesas garante que possam andar na rede de transporte público da capital pagando a passagem e desembarcando pela porta dianteira. Para as grávidas é necessário estarem no 5º mês de gestação, e para obesos é necessário que o valor do Índice de Massa Corporal – IMC seja maior que 39,9.

Para obter o Bilhete Único do idoso é necessário realizar o cadastro junto a uma subprefeitura próxima de sua residência. Para pessoas obesas é necessário irem a um dos 17 postos de atendimento de Passageiros Especiais, no horário das 8h às 16h, de segunda a sexta, munidos de RG, comprovante de residência com CEP.

Para gestantes é necessário ira a um posto de atendimento de Passageiros Especiais, nos mesmos horários citados acima, e munidas de RG e comprovante de residência com CEP, originais e cópias, juntamente com um atestado médio comprovando o estágio da gestação.

E para pessoas com deficiência física, o primeiro passo é acessar o link: http://www.sptrans.com.br/Deficiente/, e realizar o cadastro online. Depois disso será fornecido o Relatório Médico, que deve ser preenchido por seu médico. Depois você deverá se dirigir a um posto de atendimento de Passageiros Especiais, com os seguintes documentos:

• Documento de identificação com foto;
• Comprovante de residência atual com CEP;
• Relatório Médico válido por 90 dias (preenchido e assinado pelo médico);
• Laudo de exames.

Bilhete único vale-transporte

Bilhete Único Vale-Transporte:

Ele é fornecido pelas empresas aos trabalhadores, e permite a integração em até 4 ônibus pelo período de 2 horas, além da integração com trens e metros.

E em caso da utilização no mesmo coletivo, deve-se aguardar por um período de 30 minutos para validação na catraca e o direito ao valor de uma única passagem, caso contrário será cobrada uma nova tarifa.

E para solicitar o seu basta pedir através da loja virtual: https://lv.sbe.sptrans.com.br/, postos autorizados ou nas empresas credenciadas.

Bilhete único mãe paulistana

Bilhete Vale Transporte Mão

Bilhete Único Mãe Paulistana:

Ele dá o direito a gratuidade nas passagens nos ônibus, microônibus, trens e metros da rede metropolitana do estado para que a gestante possa acompanhar todas as etapas do pré-natal.

O SPTrans Bilhete Único é fornecido para mulheres cadastradas no programa Mãe Paulistana, e deve ser solicitado nas Unidades Básicas de Saúde a partir do 5º mês de gestação.

E para maiores informações basta acessar o site: http://www.sptrans.com.br/bilhete_unico/.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o bilhete  deixe nos comentários, que tentaremos te ajudar!

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em SPTrans Bilhete Único: Tipos e Consultas

  1. Paulo Eduardo Loterio Paiva disse:

    Tenho dois bilhetes unicos com créditos e um deles esta vencido. É possível prorrogar este vencimento?
    É possível passar os créditos para um unico cartão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>