Tabela do Período Fértil

Muitas mulheres usando uma tabela para saber qual seu período fértil, e esta tecnica tem durado anos. Dar a luz a um novo ser. Ver aquele chorinho que ecoa no berço e que cessa com o singelo colo da mãe, que vem e acalenta o bebezinho nos braços até que ele volte a descansar. Tantas emoções que uma mãe sente que seria difícil tentar descrever cada uma delas.

E muitas mulheres sonham em ter o seu primeiro bebezinho, ou mesmo já tem um filho e gostariam de se programar para a vinda de uma nova criancinha. E uma dica que pode ajudar a mulher, e o casal como um todo, é se programar através da contagem do período fértil da mulher, que pode auxiliar no melhor momento para tentar a gravidez.

Ciclo Menstrual

E para conhecer o período fértil, primeiro é necessário que a mulher conheça seu ciclo menstrual, que é o intervalo entre o primeiro dia da menstruação e o dia anterior da menstruação seguinte. Este período varia de mulher para mulher, mas geralmente fica em 26, 28 ou até 36 dias.

A Tabela de 26 dias

Na figura abaixo vemos uma tabela do período fértil é baseada em um ciclo menstrual de 26 dias, onde o período de fertilidade varia do 8º dia ao 19º dia. Mas se no seu caso o período for maior, como por exemplo, de 28 dias, você deverá somar dois dias ao final da tabela do período fértil, e subir dois dias na tabela de período fértil. Daí com o acréscimo seu primeiro dia de período fértil seria o 10º dia e o último seria o 19º dia.

Tabela do Período Fértil 2

Tabela Período Fértil (foto: reprodução_

Início do ciclo do período fértil

Assim que termina o período menstrual, começa o desenvolvimento de um novo folículo (óvulo), que irá passar por várias etapas até que seja lançado pra fora dos ovários até o canal das trompas. Este período geralmente é de 14 dias, e este óvulo terá uma vida de aproximadamente 24 horas. Já os espermatozóides tem uma vida dentro do corpo da mulher de 3 a 5 dias.

Daí com base nestes dados da tabela do período fértil para que ocorra uma fecundação do óvulo pelos espermatozóides a relação sexual deveria acontecer até 3 dias antes da liberação do óvulo no canal das trompas; no mesmo dia ou no máximo até um dia após.

Dia da ovulação

É bem difícil calcular este dia com exatidão por meio da tabela do período fértil, e como visto acima são bem poucos os dias férteis de uma mulher. Mas o corpo da mulher pode apresentar alguns sinais bem sutis, e que em muitos casos talvez nem sejam notados.

Um dos indícios de que a mulher já esta no período da ovulação é um ligeiro aumento de temperatura do corpo. E para saber isso a temperatura deve ser medida logo cedo, quando ela acordar. Em média, a temperatura diária será em torno de 35,5º C até 36,5º C; mas quando a mulher está fértil sua temperatura corpórea pode variar de 36º C até 37º C. Mas geralmente quando ocorre esta variação a mulher já teve ovulação há pelo menos dois dias.

Tabela do Período Fértil 3

Muco Cervical

Outro dos sinais a observar é com relação ao muco cervical. Assim que a menstruação cessa, a mulher passa alguns dias sem este muco; depois este muco vai aumentando com o tempo, e bem próximo ao dia da ovulação ele passa a ser claro, elástico e escorregadio, semelhante à clara de ovo cru; e no dia do pico é também o último dia deste muco elástico, e a mulher tem uma sensação de umidade; e nos 4 dias seguintes a mulher provavelmente estará no seu período fértil. Depois disso o muco começa a ficar novamente turvo; e quando ele ficar cremoso o período fértil já cessou.

Período Variável

Vale lembrar que cada mulher tem um período fértil é diferente e variável, e o ideal é que ela acompanhe seus ciclos por pelo menos um ano para que possa definir com mais exatidão uma data aproximada de seus dias mais férteis.

Aprendeu como usar a tabela do período fértil? Comente!