Método da tabelinha 1

A tabelinha para não engravidar, existe? O sonho de ser mãe e deixar vir ao mundo um pequeno ser, que muda toda a vida da família, é compartilhado por muitas mulheres que planejam cuidadosamente o desejo com carinho, em todas as etapas possíveis, quando se fala em ter um bebê.

Mas tem momentos na vida que é super importante que a gravidez seja evitada, e nestas horas é sempre bom o uso de métodos contraceptivos confiáveis e que evitem a chegada de uma criança ao mundo de forma inesperada.

E um dos métodos muito usados pelas mulheres para evitar a gravidez indesejada é o uso da tabelinha para saber qual é o dia fértil do mês. Para saber um pouco mais sobre a tabela do período fértil basta ler este arquivo publicado em nosso site.

Evitando a gravidez indesejada

Explicando melhor a tabelinha para não engravidar, toda mulher tem um dia específico de ovulação, durante o período que vai do início de uma menstruação a seu término, onde se inicia novamente o ciclo menstrual; e este dia é seu dia fértil, onde o nascimento de uma criança pode acontecer com maior facilidade.

Este dia geralmente ocorre no meio do ciclo menstrual, por volta do 14º ao 17º dia (para um ciclo de 28 dias). É claro que não dá pra prever exatamente o dia certo, e ele pode acontecer também em dias variados em cada mulher.

Método da tabelinha 3

Tabelinha para não engravidar. (foto: reprodução)

Seguir a Tabelinha

Mas em média, para quem deseja seguir a tabelinha para não engravidar e os dias mais propícios de engravidar, deve seguir uma regrinha simples, que dará mais certo para mulheres com ciclo menstrual regular:

• Marque em um calendário o primeiro dia da menstruação em cor azul;
• Deste dia até o nono dia, a probabilidade de engravidar é bem remota;
• A partir do décimo dia, marque em vermelho no calendário os dias, até chegar ao décimo nono dia. Este período é o mais propício para engravidar;
• A partir do vigésimo dia até o início de um novo ciclo menstrual, as chances de uma gravidez passam a ser mais remotas.

Seguindo esta tabela, você terá uma boa chance de evitar uma gravidez indesejada.

Método da tabelinha 2

Tabelinha

Atenção na Tabelinha para Engravidar

Apesar de o método da tabelinha para não engravidar ser muito usado, ele não é muito eficiente, pois algumas mulheres têm um ciclo menstrual desregulado, já outras podem engravidar em outros dias do ciclo menstrual.

Sem contar que o espermatozóide pode permanecer vivo dentro do útero por até 5 dias, e se neste período ele encontrar um óvulo poderá ocorrer a fecundação.

Método da tabelinha 4

Não engravidar. (foto: reprodução)

O ideal é a utilização de outros métodos contraceptivos mais eficientes para não engravidar, como o uso de anticoncepcionais e da camisinha, tanto masculina como a feminina.

E a camisinha é importante em todos os momentos, não confie só na tabelinha para não engravidar! pois além de evitar a gravidez, ela também evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. E você mulher deve exigir o uso da camisinha pelo seu parceiro, mesmo que ele insista em não colocar.