Home » Arquitetura » Construção » Telhas de Amianto: Proibição ou comercialização?

Telhas de Amianto: Proibição ou comercialização?

No Brasil as telhas de amianto continuam provocando discussões, devido à comprovação de ser uma substância cancerígena.

20/08/2011 00h25m. Atualizado em 21/08/2011 15h29m por:

 

As telhas de amianto chegou a ser proibida no Brasil por algum tempo, mas liberada novamente, atualmente no congresso se discute sobre sua comercialização ou proibição. Não é mais necessário se locomover longas distâncias para topar de cara com uma nova obra. Nas grandes cidades então é quase uma obra atrás da outra. E quando vai chegando à fase de acabamento já começam a surgir vários telhados ornamentando as casas e levando cobertura e abrigo aos novos moradores.

Há no mercado diversas marcas e modelos de telhas, existem telhas de amianto, telhas de fibra ou fibrocimento, telhas de zinco, entre outras. Há modelos ondulados, retos, com espessura mínima ou mesmo aquelas mais resistentes usadas em coberturas de salões de festas ou mesmo em quadras esportivas.

Mas vamos falar um pouco das Telhas de Amianto, quem vem gerando uma discussão nacional sobre a proibição ou utilização do Amianto nas indústrias brasileiras. Vamos entender melhor explicando um pouco mais sobre o Amianto.

telha de amianto

Modelo de Telha de Amianto

O Amianto, ou asbesto, é uma fibra mineral natural muito abundante na natureza que possui em sua composição química alta resistência ao calor, um isolante térmico muito bom, com um grau de flexibilidade e durabilidade muito elevado, entre outras. A forma de extração do Amianto é através das rochas compostas de silicato hidratado de magnésio, onde apenas 5% a 10% podem ser aproveitadas na forma de fibras.

Sua utilização é antiga, sendo chamado de seda mágica, por garantir propriedades refratárias nas peças de cerâmica da época. Hoje em dia é utilizado na fabricação de telhas, caixas d’água, lonas de freio e revestimento de disco de embreagem.

Proibição ou comercialização?

Esta em discussão no congresso a não utilização do Amianto na produção destes materiais, devido à comprovação de ser uma substância cancerígena, que causa muitas lesões a saúde das pessoas que trabalham diretamente com a matéria prima ou na produção e manuseio de seus derivados. A utilização do Amianto já foi proibida em muitos países europeus e da América doSul.

telha de amianto

O Governo defende que não tem porque utilizar a Amianto para telhas nas indústrias, já que os produtos podem ser produzidos com novos materiais, muitos já em utilização, como no caso das telhas que já são produzidas de fibra ou outros materiais.

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>