Home » Arquitetura » Telhas de vidro e a eficiência energética residencial

Telhas de vidro e a eficiência energética residencial

As telhas de vidro estão sendo combinadas com painéis solares para garantir maior eficiência energética em casas e edifícios. Conheça como funciona o novo sistema e sua autonomia.

22/05/2015 10h33m. Atualizado em 12/09/2016 10h13m por:

 

A energia solar é um tipo de energia limpa e renovável, que é conseguida através dos raios solares, que geram luz e calor, e que pode ser captada através de painéis solares, energia heliotérmica ou mesmo para aquecer as caixas d’água de uma casa. Seu uso vem sendo aprimorado ao longo dos anos, através de pesquisas realizadas em várias partes do mundo, que buscam meios de obter o melhor aproveitamento desta energia limpa, em especial para uso doméstico.

E uma destas pesquisas está sendo feita por uma empresa Sueca, que desenvolveu um sistema que garante o bom aproveitamento da energia solar através do uso de telhas de vidro.

Telhas de vidro – Eficiência energética residencial 002

Exemplo de uma casa americana com telhas de vidro.

Telhas de vidro para garantir eficiência energética

A empresa se chama SolTech Energy, e seu ramo de atividades é o desenvolvimento e aprimoramento de painéis solares, que são responsáveis pela captação dos raios do sol, para armazenamento e uso em casas e edifícios.

Telhas de vidro – Eficiência energética residencial 004

A telha de vidro tem como um dos benefícios a eficiência energética

E seu projeto atual é a combinação entre a eficiência dos painéis solares com as telhas de vidro, gerando assim um visual mais elegante e esteticamente mais integrado ao telhado das residências.

Esta combinação foi criada pelo pesquisador Peter Kjaerboe, do Instituto Real de Tecnologia, e pela bióloga Arne Moberg, que descobriram um meio de aumentar a eficiência dos painéis solares através desta combinação.

Telhas de vidro – Eficiência energética residencial 001

Benefícios das telhas de vidro combinadas com painéis solares

Além do elevado desempenho que esta combinação oferece, em especial na captação e uso da energia solar, as telhas de vidro oferecem proteção contra as chuvas, sujeira e vento para os painéis solares, evitando assim seu desgaste mais rápido.

Telhas de vidro – Eficiência energética residencial 003

Uso da telha de vidro com a telha de barro.

Outra vantagem é a diminuição no número de roubos dos painéis solares, que infelizmente acabam sendo levados embora em regiões mais afastadas, como chácaras ou sítios quando estão à vista.

Eficiência energética para casas e edifícios

E a principal vantagem que este sistema oferece para casas e edifícios é o aproveitamento da energia solar, que pode ser usada dentro da casa, através do armazenamento em baterias solares recarregáveis, o que gera economia nas contas de energia, de acordo com sua implementação.

Telhas de vidro – Eficiência energética residencial 005

Aproveitamento da energia solar com telhas de vidro.

Outro benefício é o sistema de aquecimento solar da água, que pode ser integrado ao uso das telhas de vidro com painéis solares, e que é muito bem vindo para que toda casa tenha água aquecida nas torneiras e no chuveiro, em especial nos meses de inverno.

Agora é aguardar para que muito em breve este sistema possa ser usado aqui no Brasil, em especial nos projetos de construção da atualidade.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *