Home » Arquitetura » Pintura » Tinta ideal para janelas e portas que são expostas ao sol e chuva

Tinta ideal para janelas e portas que são expostas ao sol e chuva

25/08/2016 08h04m. Atualizado em 24/08/2016 17h15m por:

 

A pintura é uma das formas mais práticas e eficazes para dar vida nova na decoração de cada ambiente, e que pode ser feita em áreas internas ou externas de casas, apartamentos e imóveis em geral.

Ela pode ser feita com o uso de tintas com marcas, cores e tipos variados, que ao longo dos anos foram sendo aprimoradas, para garantir mais brilho, durabilidade e também eficácia na hora de proteger superfícies variadas, como cimento, madeira ou metal.

E em especial, para pintura de objetos em áreas externas, como as portas, janelas,cercas e portões de uma casa, existem modelos de tintas com formulação apropriada, que garante uma proteção extra contra sol e chuva, dois fatores climáticos que devem ser levados em conta na hora da escolha da tinta ideal.

Pintura na área externa exige tintas apropriadas, para dar mais proteção as portas e janelas da casa.

Pintura na área externa exige tintas apropriadas, para dar mais proteção as portas e janelas da casa.

Tinta ideal para janelas e portas expostas ao sol e chuva

Existem no mercado tintas ideias para pintura em cada ambiente, e elas são divididas em tintas acrílicas, tinta esmalte, verniz, tinta óleo, tinta látex ou PVA e tinta epóxi.

Escolha a tinta ideal para cada material.

Escolha a tinta ideal para cada material.

Dentre estas, as mais indicadas para pintar janelas e portas, principalmente as que ficam expostas ao tempo são:

Tinta óleo: tinta feita com compostos de ligamento do tipo oleoso, com acabamento fosco ou brilhante, e que é indicada para madeira, ferro e aço, pois possui boa impermeabilidade;

Stain impregnante dura muito mais que as tintas e vernizes porque penetra na madeira, possui também baixo índice de trincas ou formação de bolhas, ideal para áreas externas onde ocorre sol e chuva.

Tinta esmalte: feita em modelos com base de solvente (demoram mais para secar e tem cheiro forte), ou a base d’água (menos cheiro e secam mais rápido). São tintas com acabamento fosco, brilhante ou acetinado, que possuem alta resistência ao sol e a chuva, e são muito recomendadas para uso em madeira ou metal;

Verniz: encontrado em modelos com base de solvente ou a base d’água, nos formatos incolor ou com pigmentos, e que é mais indicado para uso e madeira, garantindo proteção contra absorção de água.

Consulte o vendedor para saber quais as marcas e modelos de tinta mais indicados para usar aí na sua casa.

Consulte o vendedor para saber quais as marcas e modelos de tinta mais indicados para usar aí na sua casa.

Além da escolha do tipo ideal, alguns fabricantes oferecem tintas com proteção contra fungos e bactérias, e também com pouco ou quase nenhum cheiro, que permitem uma aplicação mais limpa e sem riscos a saúde da família.

E para um bom acabamento o recomendado é lixar e limpar bem o local aonde a tinta será aplicada, respeitar o tempo de secagem e a diluição indicadas no rótulo da tinta pelo fabricante, e usar proteção adequada na hora da pintura.

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *