Tratado de Tordesilhas

Acordo assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, que estabelece os limites dos territórios descobertos pelas duas potências durante o período da expansão marítima . O Tratado de Tordesilhas divide o mundo a partir de um meridiano a 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde. As terras a oeste da linha ficam com a Espanha e as terras a leste, com Portugal.

O Tratado permanece válido até 1750, quando passa a vigorar o princípio de que a terra pertence a quem a ocupa.
As disputas entre Portugal e Espanha acirram-se em 1492, com o descobrimento da América pelo navegador genovês Cristóvão Colombo (1451-1506), a serviço da Coroa espanhola. Imaginando ter alcançado as Índias, a Espanha quer garantir o monopólio de sua exploração.

Assinado Tratado de Tordesilhas

Por seu lado, os portugueses desejam assegurar as rotas marítimas ao Sul do Atlântico e, segundo alguns historiadores, a posse das terras que já supõem existir a oeste do oceano. Com a descoberta de Colombo, os espanhóis pedem a intervenção do Papa, que promulga a Bula Intercoetera. Como a decisão privilegia a Coroa espanhola, Portugal ameaça entrar em guerra. Depois de duras negociações, o Tratado de Tordesilhas é assinado.

Vídeo do Tratado de Tordesilhas

Se você aluno realizou algum trabalho inédito, alias com conteúdo inédito deixe nos comentários que publicaremos com devidas referências!