Unhas quebradiças 1

Como tratar de unhas quebradiças. As unhas são anexos cutâneos muito importantes para todas as pessoas, principalmente porque protegem as extremidades dos dedos, tanto das mãos como dos pés contra ações e organismos externos, e também tem um caráter estético, que é fator importante para realçar a beleza, principalmente das mulheres.

Composição da Unha

Em sua composição é encontrada a queratina e algumas combinações de peles distintas. E elas são alimentadas por hormônios e nutrientes variados, que as fazem crescer, e que garantem seu brilho e beleza naturais. E sua aparência é transparente, lisa, suave e bem aderida ao seu canal.

As unhas crescem em um ritmo contínuo, que podem ser de até 3 milímetros por mês. Mas este valor pode variar bastante entre cada pessoa, pois outros fatores, como idade, ambiente, ocupação, entre outros.

E as unhas dos homens crescem em um ritmo mais rápido do que o das mulheres, com exceção de quando elas ficam grávidas, pois daí o ritmo crescimento de suas unhas é maior.

Unhas quebradiças 2

Unhas Quebradiças

Principais Motivos das Unhas Quebradiças

Mas algumas vezes, quando nosso organismo enfrenta uma enfermidade, nossas unhas acabam ficando unhas fracas e quebradiças. Isso acontece porque o corpo prioriza nutrientes para órgãos vitais, fazendo com que tanto as unhas como os cabelos acabem enfrentando situações adversas e ficando fracos.

Mas outros fatores também interferem diretamente no crescimento das unhas, deixando-as fracas e quebradiças, entre eles:

• Uso em excesso dos esmaltes, principalmente os que contêm elementos corrosivos, como tolueno e o formaldeído;
• Uso de fortalecedores de unhas que contém formol (que é nocivo ao organismo e foi proibido);
• A retirara da cutícula (ela ajuda a proteger a unha, e não é recomendado que seja cortada);
• Microtraumatismo nas unhas (ocorre principalmente com pessoas que digitam por muito tempo);
• Algumas doenças da unha, como micoses ou infecções.

Tratamentos para Unhas Quebradiças

Em alguns casos, pode ser feita uma mudança na dieta da pessoa, que deve ser rica em proteínas, nutrientes e oligoelementos (alguns minerais), que ajudarão suas unhas a se manterem sempre sadias.

Unhas quebradiças 3

Quando o agente causador que deixa as unhas quebradiças vem de uma doença, que pode ser tanto na unha como na paciente em si, deve-se consultar um dermatologista para avaliação mais precisa. Ele é o único que poderá lhe indicar qual o melhor remédio e tratamento adequado para que suas unhas voltem ao normal.

Vale lembrar que lavar a louça sem o auxilio de luvas também pode danificar as unhas. Nestas ocasiões o ideal é começar a usar luvas na hora de lavar a louça, e notar se houve uma melhora em suas unhas.

Mas se mesmo com as luvas os sintomas persistirem, procure um dermatologista, e ele lhe orientará qual o tratamento unhas quebradiças mais adequado para o cuidado com suas unhas.

Vídeos sobre Unhas Quebradiças

Cuidados com a limpeza das unhas para não deixar elas quebradiças:

Salvando as unhas quebradas:

Arrumar as unhas quebradas sem precisar cortar: