União Soviética

Resumo da história União Soviética URSS – Antiga república parlamentarista localizada no noroeste da Europa e norte da Ásia, com uma área de 22. 402. 200 km². A União Soviética limitava-se ao norte com o Oceano Ártico, a noroeste com Noruega e Finlândia, a oeste com Polônia, Tchecoslováquia, Hungria e Romênia, a sudoeste com Turquia, Irã e Afeganistão, ao sul com China e Mongólia, a sudeste com Coréia do Norte, a leste com os mares do Japão e do Okhotsk e o Oceano Pacífico, e a nordeste com o Mar de Bering.

Com o nome de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era formada por 15 repúblicas, 20 repúblicas autônomas e 8 regiões e áreas autônomas. É criada em 1922, após a vitória das forças revolucionárias na guerra civil entre os comunistas e os russos brancos, defensores da monarquia.

Bandeira da União Soviética

Bandeira da União Soviética

Torna -se a principal potência comunista do mundo. A partir de 1985, inicia um processo de profundas reformas políticas e econômicas que terminam desagregando a própria União. As três repúblicas bálticas – Lituânia, Letônia e Estônia –, responsáveis por 70% da população União Soviética e pela maior parte de suas riquezas, desligam-se em agosto de 1991. As demais repúblicas – Rússia, Ucrânia, Belarus, Cazaquistão, Armênia, Azerbaidjão, Moldávia, Quirguízia, Tadjiquistão, Turcomênia e Uzbequistão – reúnem-se na Comunidade dos Estados Independentes (CEI).