União Soviética URSS – Resumo da História

24/05/2011 22h50m. Atualizado em 24/05/2011 22h50m por:

 
 

União Soviética

Resumo da história União Soviética URSS – Antiga república parlamentarista localizada no noroeste da Europa e norte da Ásia, com uma área de 22. 402. 200 km². A União Soviética limitava-se ao norte com o Oceano Ártico, a noroeste com Noruega e Finlândia, a oeste com Polônia, Tchecoslováquia, Hungria e Romênia, a sudoeste com Turquia, Irã e Afeganistão, ao sul com China e Mongólia, a sudeste com Coréia do Norte, a leste com os mares do Japão e do Okhotsk e o Oceano Pacífico, e a nordeste com o Mar de Bering.

Com o nome de União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), era formada por 15 repúblicas, 20 repúblicas autônomas e 8 regiões e áreas autônomas. É criada em 1922, após a vitória das forças revolucionárias na guerra civil entre os comunistas e os russos brancos, defensores da monarquia.

Bandeira da União Soviética

Bandeira da União Soviética

Torna -se a principal potência comunista do mundo. A partir de 1985, inicia um processo de profundas reformas políticas e econômicas que terminam desagregando a própria União. As três repúblicas bálticas – Lituânia, Letônia e Estônia –, responsáveis por 70% da população União Soviética e pela maior parte de suas riquezas, desligam-se em agosto de 1991. As demais repúblicas – Rússia, Ucrânia, Belarus, Cazaquistão, Armênia, Azerbaidjão, Moldávia, Quirguízia, Tadjiquistão, Turcomênia e Uzbequistão – reúnem-se na Comunidade dos Estados Independentes (CEI).

 

 
Comente via Facebook!

Um comentário em União Soviética URSS – Resumo da História

  1. Luciano Miguel Nogueira Yanker Strassalano disse:

    No inicio do século XX, mais precisamento no inicio da segunda década, nos anos de 1920, era criada a Maior Potencia Socialista de todo o mundo, onde também foi criada a grande potencia economica e mundial, com a união de diversos países e territórios, vindo assim, a ser uma das maiores frentes economica de 2 continentes, Europa e Ásia, após Décadas de poucas mudanças políticas e baixa participação democrática, causou assim a ruina do potencial economico e político de um Grande País, tudo isso causado por nenhuma reforma política.
    Hoje em dia, o país que não tem a participação ativa de seu povo e não pratica as mudanças e reformas em sua política, tende única e exclusivamente, a declinar e ficar a merce de sua potencia, deixando de crescer na esfera vertical, e vindo apenas a declinar e perder o que criou em anos.
    A extinta URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, foi e continuará sendo o maior mistério de toda e qualquer condição política existente na humanidade, além de ser uma das maiores culturas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>