Home » Seu Lar » Limpeza » Uso do bicarbonato de sódio para incluir na rotina da casa

Uso do bicarbonato de sódio para incluir na rotina da casa

Veja como usar o bicarbonato de sódio na rotina de sua casa, e com isso tenha um poderoso aliado em diversas ocasiões do dia a dia.

05/12/2016 08h07m. Atualizado em 05/12/2016 08h07m por:

 

Ter uma casa limpa e bem conservada é uma tarefa que envolve cuidados diversos, que vão desde a limpeza da louça ao final do dia, até a remoção de manchas de mofo que teimam em aparecer pela casa.

Nestas horas podemos contar com alguns produtos vendidos no mercado, que garantem bons resultados, e nos ajudam nas tarefas mais árduas de limpeza.

Mas felizmente também podemos contar com a sabedoria das nossas vovós, que usavam uma solução caseira, simples e barata para ajudar nesta tarefa.

Bicarbonato de sódio - Um ótimo aliado das tarefas do dia a dia.

Bicarbonato de sódio – Um ótimo aliado das tarefas do dia a dia.

Dicas para usar bicarbonato de sódio na rotina da casa

Esta substância é o bicarbonato de sódio, que é muito usado como antiácido e no preparo de receitas variadas, e que também oferece inúmeras utilidades, quando o assunto é limpeza e conservação da casa, como veremos nas dicas a seguir:

Remover mofo das paredes e armários

Uma ótima opção de uso do bicarbonato de sódio é na hora de remover o mofo que se acumula em paredes úmidas, em armários e outras superfícies mofadas.

uso-do-bicarbonato-de-sodio-002

Para isso deve ser feita uma mistura entre bicarbonato e água sanitária, seguindo uma regrinha básica, quanto mais fina e delicada a superfície, menos bicarbonato deve ser adicionado, pode ser aplicado com borrifador e não precisa esfregar.

Amenizar odores

Pegue um pouco de bicarbonato de sódio e coloque em um saquinho, e depois deixe dentro dos calçados durante a noite para diminuir o odor forte. Depois retire os saquinhos, e se cair alguma partícula de bicarbonato nos calçados, remova-a, para evitar alergias nos pés.

uso-do-bicarbonato-de-sodio-003

O bicarbonato também pode ser colocado na caixinha de areia dos gatos e em latas de lixo, para amenizar o odor destes locais. Uma xícara com água e um pouco de bicarbonato também ajuda a aliviar odores na geladeira e nos armários, mas sem deixar derramar no local. E se sua criança fizer xixi na cama, espalhe um pouco de bicarbonato na área molhada, deixe agir por duas horas, e depois remova tudo com o auxílio de um aspirador. Isto vai diminuir o cheiro no colchão.

Limpar a gordura e manchas

Uma boa opção para remover aquela gordura mais intensa de louças, talheres e outras superfícies é fazer uma mistura entre 3/4 de bicarbonato com 1/4 de água, que devem ser aplicados no local e deixar agir por alguns instantes. Depois é só lavar normalmente que a gordura sairá com facilidade.

uso-do-bicarbonato-de-sodio-004

Caso a panela tenha ficado tempo demais no fogo, o bicarbonato também é um aliado para remover esta sujeira. Isso pode ser feito aplicando um pouco de pó com uma esponja umedecida em água na área manchada, e com um pouco de pressão toda sujeira vai sair. Caso seja necessário despeje um pouco de bicarbonato e água quente na panela, e deixe agir por cerca de 10 minutos, e isso vai ajudar na remoção da sujeira acumulada.

Limpeza de rabiscos e dos rejuntes

Já para remover manchas nas paredes, e também aquela “obra de arte” feita pelas crianças com lápis e caneta por toda casa, uma dica é aplicar um pouco de bicarbonato na parte mais grossa da esponja, e passar no local, que tudo ficará mais fácil na hora da limpeza.

uso-do-bicarbonato-de-sodio-005

E para deixar os rejuntes dos azulejos mais clarinhos, a dica é aplicar no local um pouco de bicarbonato misturado com água sanitária borrifando, remove toda aquela camada de sujeira acumulada.

Lavar roupas e panos de limpeza

O suor e cheiro forte das roupas pode ser removido aplicando-se uma pasta feita entre a mistura de bicarbonato de sódio e água, que podem ser usados nas áreas mais delicadas, como aa região da axila. Deixe agir por alguns minutos, e depois lave a peça normalmente, que o odor desaparecerá.

uso-do-bicarbonato-de-sodio-006

Com relação aos panos de limpeza, ou escovas, deixe-os de molho em uma solução de água e bicarbonato de um dia para o outro. Depois é só enxaguar bem e lavar normalmente, para que eles fiquem bem limpos.

Deste modo dá para ter o bicarbonato de sódio sempre a mão aí na sua casa, e ele irá se tornar um forte aliado em diversas situações do dia a dia.

Tenha sempre em casa este poderoso aliado.

Tenha sempre em casa este poderoso aliado.

*Confiram também este artigo, que vai lhes mostrar como usar o bicarbonato de sódio para limpeza de jóias e objetos de prata aí na sua casa: Bicarbonato para limpar prata

E você, conhece mais alguma dica para o uso do bicarbonato de sódio em casa? Deixe-nos seu comentário!

Imagens ilustrativas da internet.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *