Home » Seu Lar » Vacina Contra Raiva Começa no dia 21 de Maio em São Paulo

Vacina Contra Raiva Começa no dia 21 de Maio em São Paulo

Começa em São Paulo neste dia 21 a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos, com isso fique atento aos postos de atendimento próximos de sua casa e não deixe de levar seu animal de estimação.

18/05/2012 23h51m. Atualizado em 18/05/2012 23h51m por:

 

Vacina anti rábica 1

Após um período de quase dois anos, a prefeitura de São Paulo anunciou que a campanha de vacinação anti-rábica deste ano será adiantada.

A campanha de vacinação para cães e gatos sempre é feita durante o mês de agosto, mas devido a um problema ocorrido no ano passado com as vacinas, a campanha do ano passado não pode ser realizada.

Com isso milhares de cães e gatos ficaram sem tomar a dose da vacina, que os deixa protegidos contra uma doença muito grave chamada raiva. Esta doença é causada por um vírus, que pode afetar tanto os animais como seus donos.

A raiva nos animais e no ser humano

Este vírus se multiplica e vai subindo até percorrer todo o sistema nervoso central, ele também se espalha pelas glândulas salivares, e com isso o animal começa a ter aquela espuma pela boca, causada pela doença. Com o avanço do quadro o vírus chega ao cérebro, onde causa a morte dos animais.

O período de encubação e manifestação nos animais dura pouco tempo, e se neste período ocorrer o contato da saliva deles em feridas, arranhões ou através de mordidas no ser humano, ele poderá ser contaminado com o vírus da raiva.

Vacina anti rábica raiva

E nas pessoas o período de encubação da doença pode ser entre 2 a 10 semanas após o ocorrido, mas também pode levar anos para o aparecimento dos sintomas. E entre os sintomas que podem acontecer estão febre, dor de cabeça, mal estar, anorexia e dor de garganta, entre outros.

Quando ocorrer o contato com um animal raivoso, a pessoa deve se dirigir imediatamente para um pronto socorro para tomar remédios preventivos que evitam a manifestação da doença.

Vacina anti rábica 2

Período de vacinação nos animais

E para prevenir que os milhares de animais que moram na cidade de São Paulo, e em várias outras cidades pelo estado, começa a partir desta sexta feira uma intensa campanha de vacinação anti-rábica.

Algumas cidades, como Sorocaba, já começam a campanha nesta semana, enquanto que na cidade de São Paulo esta prevista para começar a vacinação dia 21 de maio.

A campanha se estenderá até o inicio do mês de junho, durante todos os finais de semana, em postos espalhados por toda cidade, sempre no período entre as 9h até às 17h. E durante a semana a vacina poderá ser encontrada nos canis municipais no mesmo horário.

Vacina anti rábica 3

E os animais podem ser vacinados a partir de 60 dias após seu nascimento, e mesmo cadelas e gatas que estejam esperando filhotes ou em período de amamentação podem receber a vacina, que deve ser dada uma vez por ano.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *