Home » Notícias » Educação » Vegetação: Tropicais, Temperadas, Estepes, Savanas e Tundra

Vegetação: Tropicais, Temperadas, Estepes, Savanas e Tundra

Um breve resumo sobre Vegetação do Brasil e suas subdivisões!

22/05/2011 23h37m. Atualizado em 06/02/2013 14h14m por:

 

Vegetação do Brasil e mundial, conheça as Florestas Tropicais, Temperadas, Estepes, Savanas e Tundra  -É o conjunto de plantas de uma região. Há vários tipos de vegetação no Brasil e Mundo e sua distribuição geográfica é determinada por fatores climáticos – especialmente umidade, temperatura e luz –, fundamentais à realização de seus processos vitais. Em regiões de baixa latitude, com chuvas abundantes, altas temperaturas e luz mais intensa, há uma grande variedade de vegetação. Essa diversidade, porém, diminui à medida que nos aproximamos das áreas polares, onde há escassez de luz e baixas temperaturas.

Florestas tropicais – Ocorrem nas baixas latitudes, compreendendo a Amazônia, a região centro-ocidental da África e o sudeste asiático, numa área total de 12.000.000 km², segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Como estão em regiões quentes e úmidas, possuem folhas largas (latifoliadas), que absorvem mais energia solar, e são perenes. A cobertura vegetal é densa e contínua, com espécies que chegam a atingir até 60 m de altura, assim como grande parte da vegetação do Brasil. Com solos geralmente pobres, retiram seus nutrientes do húmus, formado da decomposição de galhos, troncos e folhas.

florestas tropicais

Vegetação Tropical

Savanas – Distribuem-se pela faixa intertropical do planeta, também em baixas latitudes. Ocupam o Centro-Oeste brasileiro – onde é chamada de cerrado –, larga faixa do centro da África, o litoral da Índia e o norte da Austrália. Cobrem uma área em torno de 15.000.000 km². As áreas mais úmidas, como o cerrado brasileiro, são formadas por plantas rasteiras e pequenas árvores, enquanto nas regiões mais secas predomina a vegetação espinhosa.

florestas savanas7

Vegetação da Savana

Florestas temperadas – Encontram-se nas latitudes médias, compreendendo o centro da América do Norte e da Europa, o norte da China, o Japão e o sul do Chile. A área total é de 7,2 milhões de km², de acordo com o WWF. Possuem espécies decíduas, ou seja, que perdem suas folhas durante o inverno para suportar as baixas temperaturas e a sequidão. São florestas abertas, com o solo recoberto por gramíneas, e contêm bem menos espécies do que as florestas tropicais. As principais são os carvalhos, os bordos e as faias.

Florestas temperadas

Vegetação das Florestas Temperadas

Estepes – Abrangem uma área de cerca de 9.000.000 km², que compreende o norte dos EUA e o sul do Canadá (onde recebem o nome de pradarias), o sul da América do Sul (onde se chamam pampas) e o leste da Europa. Ocorrem nas áreas de clima temperado continental e são constituídas, basicamente, por gramíneas.

florestas estepes

Vegetação dos Estepes

Florestas de coníferas – Ocupam uma área de 13.900.000 km², segundo o WWF, que compreende o norte do Canadá, da Europa e da Federação Russa. Nessas regiões predominam os climas continental frio e polar, com as temperaturas baixas, os invernos prolongados e rigorosos e os verões curtos. Entre as poucas espécies adaptadas a essas condições estão o pinheiro e o abeto. As árvores têm folhas em forma de agulha (aciculifoliadas) para não acumular neve.

Florestas de coníferas

Vegetação das Coniferas

Tundra – Predomina no extremo norte do Hemisfério Norte, nas porções setentrionais do Canadá, da Ásia e da Europa. Abrange uma área de cerca de 8.000.000 km². Os solos são gelados e, nos poucos meses de degelo, aparece uma formação vegetal constituída por musgos, liquens, bétulas e algumas espécies herbáceas.

florestas Tundra

Vegetação das Tundras

Aprendeu? Se ainda tem dúvidas deixe um comentário!

 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>