Home » Arquitetura » Materiais de Construção » Ventiladores de teto: 5 dicas de instalação e uso do Inmetro

Ventiladores de teto: 5 dicas de instalação e uso do Inmetro

5 dicas do Inmetro para instalar o ventilador de teto da maneira correta. Uma instalação bem feita é essencial e pequenos truques de uso do aparelho.

22/02/2010 21h20m. Atualizado em 07/05/2015 20h41m por:

 

Os ventiladores de teto são um boa solução para quem quer economizar na conta de energia, pois ele consome menos energia que o ar-condicionado. Além de ser uma solução confiável e mais em conta para o seu bolso. Mas o consumidor deve ficar atento, na hora de escolher o ventilador de teto o mesmo deve conter a etiqueta do Inmetro no produto estando de acordo com as normas de segurança.

1-instalacao_de_ventiladores_de_teto

Cuidado na escolha do ventilador de teto.

Desde o dia 1 de agosto de 2008 foram proibidas a fabricação e importação de ventiladores de teto sem a etiqueta do Inmetro, ainda é possível encontrar no mercado produtos sem a etiquetagem do Inmetro. Para não haver dor de cabeça, o melhor a se fazer é levar para casa um ventilador com a etiqueta do Inmetro e bem ranqueado na avaliação de desempenho que o próprio Inmetro faz.

Conselhos do Inmetro para instalação e uso

Um dos dos maiores medo dos consumidores é das pás dos ventiladores de teto acabem caindo e machucando alguém. Isso depende da instalação, se a instalação do ventilador for bem feita, isso não acontece.

2-instalacao_de_ventiladores_de_teto

Os ventiladores de teto com três pás costumam sem mais silenciosos.

Quando o ventilador começa a balançar isso significa que desalinhou as pás. Outra dica importante fica por conta da altura do teto.

1. Altura ideal do ventilador

O ideal é que os ventiladores não estejam as alturas dos braços, pode-se ter uma noção quando a pessoa levanta os braços, se o ventilador estiver nessa altura é aconselhável não colocar o ventilador de teto, pois se uma pessoa está trocando de roupa, a roupa pode acabar enroscando nas pás.

3-instalacao_de_ventiladores_de_teto

A altura mínima para a instalação de teto é de 2.3m

2. Quantidade de pás

A quantidade de pás não influenciam na potência do ventilador, o que influencia é a potência e a aerodinâmica, que são atestadas pelo Inmetro.

4-instalacao_de_ventiladores_de_teto

O importante é que a influência A esteja presente nos aparelhos.

3. Modos de uso

Os ventiladores de teto podem ser usados tanto na ventilação e na exaustão. O uso do ventilador na exaustão gera um vento mais espalhado pelo ambiente e dependendo do modelo de ventilador de teto o mesmo pode chegar a espalhar o vento em ambientes de 4m2 à 20m2.

5-instalacao_de_ventiladores_de_teto

O uso do ventilador na ventilação gera um vento mais concentrado para baixo do mesmo. Para uma noite de sono tranquila é aconselhavel é usar o ventilador na exaustão. Os ventiladores de teto pode passar da ventilação para exaustão sem precisar ser desligado.

– Aprenda como instalar um ventilador de teto;

4. Limpeza e barulho do ventilador de teto

Se o ventilador de teto é de boa qualidade e tenha sido instalado corretamente o mesmo não fará barulho e com a limpeza do ventilador adequada.

6-instalacao_de_ventiladores_de_teto

Para ambientes muito silenciosos são recomendados ventiladores com mais pás e com menor velocidade de rotação das pás.

Já escolheu seu novo modelo de ventilador de teto?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *