Home » Arquitetura » Obra e Reforma » Como calcular inclinação do telhado e a relação de distância

Como calcular inclinação do telhado e a relação de distância

Está construindo e não sabe como calcular a inclinação do telhado? Aprenda como calcular o ângulo de inclinação do telhado com o uso da porcentagem adequada, que é muito importante e garante um telhado mais seguro.

11/02/2015 10h33m. Atualizado em 29/04/2015 15h02m por:

 

O telhado um tipo de cobertura, que é projetado em cima das edificações para proteger a área interna contra os efeitos do tempo (como chuvas, vento, sol, etc.), para garantir conforto acústico e térmico aos moradores do local, e principalmente para permitir o escoamento da água da chuva, que se não for drenada de forma adequada pode causar infiltrações na laje ou goteiras por todo imóvel.

Como-calcular-inclinação-do-telhado-002

Telhado com duas águas.

Ele é feito com a construção de uma estrutura de apoio, que serve para apoiar telhas fabricadas com diferentes materiais, como barro, concreto, fibrocimento, vidro, fibras naturais, etc., e que criam um ângulo de inclinação do telhado de acordo com o tipo de material utilizado.

– Use um impermeabilizante no telhado;

E a caída do telhado recebe o nome de água, e assim podemos ter casas onde o telhado possui uma, duas ou mais águas, conforme o modelo escolhido.

Calculando a inclinação do telhado

Para construir o telhado é necessário que sua inclinação seja feita dentro de alguns padrões e medidas, que variam conforme o tipo de telha utilizado na obra, e servem para que a água não fique acumulada em sua superfície, e também para uma melhor dispersão dos ventos da região.

1. Relação entre distância e inclinação do telhado

E a base do cálculo é feita através de uma conta de porcentagem, que determina qual o ângulo de elevação das telhas no sentido vertical em relação a cada 1 metro da laje no sentido horizontal.

Como-calcular-inclinação-do-telhado-003

Inclinação recomendada de acordo com a distância.

Para explicar melhor temos o exemplo de um telhado com inclinação de 10%, Neste caso estamos afirmando que a cada 100 cm na horizontal, a telha deve ser elevada em 10 cm na vertical, formando assim a inclinação de 10% do telhado. O mesmo exemplo é utilizado em telhados com inclinação superior, como 20%, 30% e outros, e o ângulo de inclinação vai aumentando de acordo com o tamanho do telhado.

Cálculo de inclinação básico.

Método básico para calcular inclinação do telhado

2. Ângulo de inclinação

Vale lembrar que este ângulo de inclinação varia conforme o modelo de telha utilizada, e que esta medida já vem especificada pelo fabricante das telhas, o que facilita o projeto.

– Fachadas de casas com telhados;

Outra dica importante é que o cálculo de elevação do telhado deve ser feito com antecedência, para que seja comprada uma metragem de telhas e madeiramento adequadas para conclusão da obra, evitando assim o gasto elevado com materiais e mão de obra desnecessárias. Aprendeu como calcular a inclinação do telhado?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *