Home » Arquitetura » Jardim e Paisagismo » Calçadas para frente de casas: 12 modelos e dicas de decoração

Calçadas para frente de casas: 12 modelos e dicas de decoração

Quer ter uma calçada diferente e bonita em sua residência? Aprenda qual a importância da calçada na frente de casa, e vejam alguns modelos que separamos neste artigo ilustrativo.

25/02/2015 04h33m. Atualizado em 23/04/2015 10h41m por:

 

Na rea da construção civil, existem vários elementos que são incorporados na construção de uma casa, como uma rede de água e de luz, a fundação do terreno, e a calçada, que também é um item importante do projeto.

A calçada, ou passeio, é um caminho destinado à passagem de pedestres nas vias públicas, de maneira segura e longe da área destinada a circulação dos veículos, como carros, motos e bicicletas.

Calçadas-para-frente-de-casas-014

Ela faz parte de todo imóvel, seja ele residencial ou comercial, e suas medidas devem ser respeitadas de acordo com o projeto de urbanização de cada estado brasileiro.

– Pisos cimentícios em calçadas;

Decoração da calçada da casa

Além disso, a calçada para frente de casas também pode ser observada como um ponto a mais na decoração de uma casa, de modo a valorizar a fachada do imóvel de um modo geral.

Calçadas-para-frente-de-casas-013

Para isso ela pode ser construída com o uso de revestimentos que combinem com o piso do quintal da casa, que pode ser feito com o uso de granito, Miracema, pisos cimentícios, blocos intertravados, porcelanatos rústicos, e muito mais, desde que a prefeitura permita a modificação da calçada.

Segurança na hora de projetar a calçada da casa

Outro fator importante que a calçada da frente de casa deve oferecer é segurança para circulação de pessoas, principalmente em dias chuvosos, que são mais propícios às quedas.

1. Pisos antiderrapantes

Esta segurança é oferecida com o uso de pisos antiderrapantes, que podem ser encontrados nos materiais destacados acima, ou mesmo em outros estilos de revestimentos indicados para áreas externas.

Calçadas-para-frente-de-casas-004

2. Índice PEI

E na hora da escolha basta conferir o índice PEI do revestimento, que mede a resistência a abrasão que o piso terá, e que vai do índice 0 ao 5, sendo que o 5 é indicado para lugares com bastante movimentação de pessoas, veículos e cargas no geral.

Calçadas-para-frente-de-casas-005

Modelos de calçadas para frente de casas

Separamos também alguns modelos de calçadas para frente de casas, que podem ser feitas em imóveis grandes ou pequenos, e vão dar aquela valorizada no visual de seu imóvel:

Calçadas-para-frente-de-casas-001

Calçadas-para-frente-de-casas-002

 

A frente de casa com grades de ferro em uma bela combinação com o verde o piso;

Calçadas-para-frente-de-casas-003

Calçadas-para-frente-de-casas-006

 

O gramado contornando a calçada da um destaque ideal para  o piso;

Calçadas-para-frente-de-casas-007

Calçadas-para-frente-de-casas-008

Calçadas-para-frente-de-casas-009

Calçadas-para-frente-de-casas-010

Calçadas-para-frente-de-casas-011

Calçadas-para-frente-de-casas-012

 

Gostou dos modelos de calçadas para frente de casas?

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *