Home » Arquitetura » Pisos e Revestimentos » 5 características para escolher a cerâmica ideal

5 características para escolher a cerâmica ideal

Aprenda como escolher a cerâmica ideal para pisos e azulejos aí na sua casa, apartamento ou escritório, e que garanta conforto e segurança na medida certa.

20/02/2014 16h33m. Atualizado em 13/03/2015 19h52m por:

 

Como escolher a cerâmica ideal 001

Um dos elementos mais utilizados para decoração de casas, apartamentos e escritórios, tanto na parte interna como na área externa é o revestimento em cerâmica, que é um objeto decorativo moldado com o uso da argila como sua principal matéria prima, e que pode ser encontrado em pisos, azulejos e outros objetos decorativos feitos com as mesmas propriedades.

A cerâmica é utilizada para proteger paredes e pisos de uma construção, garantindo assim maior durabilidade ao imóvel, além de proporcionar um ótimo conforto decorativo e elegância requintada na elaboração de diversos ambientes.

E devido a sua importância como elemento decorativo, é bom conhecer algumas dicas para acertar na hora da escolha ideal da cerâmica que será utilizada aí na sua casa, apartamento ou escritório, para proporcionar ambientes elegantes, confortáveis e muito mais seguros em todas as ocasiões.

Como escolher a cerâmica ideal3

A cerâmica ideal deve ser escolhida com cuidado

Definir a função da cerâmica

A primeira etapa é definir qual a função da cerâmica para cada ambiente, se ela vai garantir maior conforto e segurança (pisos antiderrapantes, facilidade de limpeza do ambiente, conforto térmico, principalmente em regiões mais quentes, etc.), ou se ela vai ser utilizada apenas como item decorativo para tornar um ambiente mais aconchegante e elegante (painéis de cerâmica, revestimento de varandas, etc.).

Como escolher a cerâmica ideal4

A definição da cerâmica pode levar um bom tempo

Escolha do tipo tipo ideal de cerâmica

Esta escolha é importante para saber qual o tipo de cerâmica será utilizada em cada ocasião, e tem relação com a escolha da cerâmica, que deve ser feita de acordo com seu uso. Aqui temos a escolha da cerâmica de paredes (azulejos) e a cerâmica utilizada no chão (pisos). Ambas tem padrões pré-definidos que vamos estudar a seguir.

Como escolher a cerâmica ideal2

Escolha uma cerâmica de qualidade, pois poderá perder mais dinheiro tendo que refazer tudo

Consultar o índice PEI da cerâmica ideal

O primeiro fator que determina o uso da cerâmica é chamado de índice PEI, que mede a resistência da cerâmica ao desgaste sofrido com o atrito sobre ela. Este índice possui uma escala que vai de 0 a 5, aonde o valor mais baixo é para uso em paredes que não sofrem os efeitos do atrito, enquanto que o valor mais alto indica locais onde o atrito em sua superfície é muito alto, como em estacionamentos ou hall de entrada de um prédio.

Seguindo este índice podemos afirmar que a escolha da cerâmica utilizada nas paredes não precisa ter uma resistência muito elevada, e podem ser utilizados modelos feitos com detalhes bem elaborados e que não irão se desgastar com facilidade, enquanto que a cerâmica do piso deve possuir um valor mais elevado, para que seu desgaste não aconteça com tanta facilidade, e ela possa durar por muitos anos aí na sua casa.

Como escolher a cerâmica ideal1

Nunca esqueça de consultar o PEI da cerâmica

Analise também o COF

Outro valor importante nesta escolha é o Coeficiente de Atrito Úmido – COF, que indica qual o grau de atrito que a cerâmica repassa para circulação sobre sua superfície. O COF é dividido em três classes, e cada classe representa um grau de atrito que o piso deve suportar, variando entre ambientes internos, passando por rampas e escadas e chegando aos locais públicos e de grande movimentação.

Como escolher a cerâmica ideal5

Analise também o índice COF

A cerâmica ideal deve trazer conforto

E por último devemos lembrar que a utilização de cerâmicas ideal em nossas casas, apartamentos ou escritórios deve ser um investimento não só voltado para parte financeira, mas que deve nos proporcionar conforto, segurança e também elegância aos diversos ambientes da nossa casa.

Isso pode ser medido quando temos uma cozinha muito mais fácil de limpar, ou um escritório que em dias muito quentes consegue manter uma temperatura mais agradável e convidativa ao trabalho, ou mesmo uma sala de estar em que a cerâmica ideal se torna um ambiente integrado em toda decoração, passando pelos móveis, a pintura e também os diversos objetos decorativos, tudo de forma harmoniosa e muito funcional.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *