Home » Decoração » Quartos » 6 dicas de como montar um quarto bom para dormir

6 dicas de como montar um quarto bom para dormir

Aprenda como deixar um quarto bom para dormir seguindo algumas dicas bem simples, e com isso tenha uma noite mais relaxante e agradável de sono.

14/02/2014 19h33m. Atualizado em 14/03/2015 13h20m por:

 

Como montar um quarto bom para dormir 001

Com a correria em que vivemos no dia a dia, nem sempre conseguimos ter uma boa noite de sono, e com isso acabamos tendo um dia pouco produtivo, com dores e também bem cansativo. E quando isso vai se acumulando, acabam surgindo dores musculares e nas costas, problemas de saúde e até insônia.

E uma das formas de melhorarmos nossa noite de sono é deixando o quarto bom para dormir, e com isso diminuir todos os fatores externos que acabam dificultando nosso merecido descanso noturno. Claro que também é importante termos momentos de relaxamento antes de dormir, como uma boa leitura, uma música relaxante, brincar com os filhos, ter o carinho da pessoa amada, dentre outros, principalmente para aliviar o estresse de um dia agitado de trabalho.

Para termos um quarto bem gostoso e convidativo na hora de dormir, separamos algumas dicas que ajudam a garantir um sono mais agradável, tranquilo e revigorante:

Como montar um quarto bom para dormir1

Dicas para você montar um quarto bom para dormir

Reduzir a luz do quarto

O primeiro passo é reduzir ao máximo a luz do ambiente, e isso pode ser feito com o uso de cortinas blackout, portas fechadas e camas em lados opostos a elas, para que você não receba luz direta quando a porta for aberta. Evite também o uso de aparelhos que ficam com luzes piscando durante a noite, ou mesmo que emitam sons e bips, que acabam atrapalhando uma boa noite de sono.

Como montar um quarto bom para dormir6

Reduza a luminosidade do quarto antes de dormi com cortinas e etc

Cama resistente e firme

A cama deve ser resistente e firme, e não pode ter aqueles rangidos horríveis que tanto incomodam na hora de dormir. O colchão deve ter uma densidade macia, sem ser muito mole, e que se molde ao corpo com facilidade, para garantir uma boa noite de sono. De preferência aos modelos feitos em látex, que são mais adaptáveis ao corpo e diminuem os locais de pressão

Como montar um quarto bom para dormir5

A cama deve ser resistente

Posição para dormir bem

Na hora de dormir, o ideal deixar a coluna sempre reta, para evitar o aparecimento de dores musculares ao longo do dia. E uma das formas para isso é deitar de lado sempre apoiando a cabeça com um travesseiro na altura entre o pescoço e a parte externa dos braços. Também é recomendado o uso de um travesseiro entre as pernas na hora de dormir, para manter a coluna o mais confortável possível, evitando assim. E para quem dorme de costas, o ideal é um travesseiro menor, que tenha altura entre a nuca e o pescoço.

Como montar um quarto bom para dormir4

Durma sempre com a postura correta, com isso você irá descansar mais

Roupas para dormir bem

Roupas de cama devem ser feitas de algodão, que são mais macios e confortáveis para uma boa noite de sono. Já a troca das roupas de cama deve ser feita toda semana, para que ela esteja sempre com um cheiro agradável e convidativo ao descanso. Lembre-se também de trocar os travesseiros a cada dois anos, que devem ser escolhidos com um enchimento mais resistente e que não se deforme rapidamente, e feitos de material que não exale cheiro (como penas), principalmente se você for alérgico.

Como montar um quarto bom para dormir3

Sempre durma com roupas leves e de algodão

Temperatura ideal do quarto para dormir

A temperatura também deve ser agradável, e isso pode ser feito com o uso de ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Aqui a dica é, principalmente para quem usa ar condicionado, deixar sempre uma bacia ou umidificador ligado no ambiente para garantir sua umidade ao longo da noite, evitando assim o ressecamento das vias respiratórias. Mas lembre-se de fazer limpeza e manutenção periódica destes aparelhos, para evitar riscos a saúde.

Como montar um quarto bom para dormir2

Regule a temperatura do quarto para uma noite agradável

Móveis do quarto

E por último de preferência aos móveis feitos de madeira no ambiente, que retém menos pó e são mais fáceis de limpar, do que itens feitos de tecido ou material sintético. Evite também que a televisão fique muito próxima da cama, para não forçar a vista e nem dormir mais cansado ainda.

Com estas dicas dá para ter quarto bom para dormir, e que ajude a ter um dia mais produtivo aí na sua casa e em seu trabalho diário.

 
 

 
Comente via Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *